Notícia no detalhe
Movimento pró Delegacia da Criança lançado com apoio da Justiça
O movimento pela instalação de uma Delegacia da Crianca e do Adolescente em Campos foi lançado na tarde desta sexta(19), no auditório do Fórum Maria Teresa Gusmão. O evento foi prestigiado e recebe apoio de autoridades do judiciário e operadores do Direito, e contou inclusive com apoio do juiz Paulo Assed, do juiz da 1ª Vara da Infância e do Idoso, Heitor Campinho, e do Promotor de Justiça da 2ª Vara da Infância, José Wilson Pimentel. A solenidade foi o pontapé inicial de um movimento para coletar 100 mil assinaturas para desenvolver a ação cívica, que começou coletando já durante a reunião as primeiras 140 assinaturas.
Foram distribuidos 400 formulários aos participantes, que num efeito multiplicador, tem por objetivo conseguir a soma que supere as 100 mil assinaturas para serem anexadas ao pedido de implantação da Delegacia da Criança que será entregue ainda neste ano ao governador Sérgio Cabral.
O evento contou ainda com a presença de representantes do 8ª Batalhão de Polícia Militar, do delegado Márcio Caldas, da 146º Delegacia de Polícia, do Conselho Municipal de Assistência Social, conselheiros tutelares, assistentes sociais e outros profissionais ligados à questão e foi presidido pelo presidente do CMPDCA (Conselho Municipal de PRomoção dos Direitos da Criança e do Adolescente), Mário Lopes, que também é o presidente da Fundação da Infância e Juventude, Mário Lopes.
“Estou muito satisfeito pelo forte apoio da Justiça de Campos , demonstrado pela presença das autoridades aqui”, disse, acrescentando que acredita, que devido ao esforço conjunto das autoridades e de toda a sociedade organizada, há uma grande possibilidade de implantação da delegacia dentro de um prazo de 180 dias.
__ Temos a partir de agora a garantia dos representantes aqui presentes de que pode ser instaurado inquérito civil público para se necessário – a Delegacia da Criança ser solicitada por via judicial, destacou Mário Lopes.
Durante a reunião foi frisado o despreparo do aparato policial no que diz respeito aos atos contra os menores, desde a denúncia até a investigação sobre o fato ocorrido. “Infelizmente hoje as delegacias convencionais não estão estruturadas para distinguir entre crime e ato infracional. Por isso crimes como pedofilia e violência contra menores não recebem o devido tratamento”, assinalou Renato Gonçalves, presidente do Conselho de Assistência Social.
No início da próxima semana, o movimento ganhará as ruas com a instalação de tendas,na Praça São Salvador, onde a população poderá efetivar sua participação deixando assinaturas no documento. Nos municípios da região conselheiros e dirigentes de entidades também vão percorrer as cidades vizinhas buscando apoio das secretarias de Educação e os Conselhos Tutelares. O município de São Francisco é um dos que já manifestaram interesse em conclamar seus moradores a participar.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















