Notícia no detalhe
Movimento pró Delegacia da Criança lançado com apoio da Justiça
O movimento pela instalação de uma Delegacia da Crianca e do Adolescente em Campos foi lançado na tarde desta sexta(19), no auditório do Fórum Maria Teresa Gusmão. O evento foi prestigiado e recebe apoio de autoridades do judiciário e operadores do Direito, e contou inclusive com apoio do juiz Paulo Assed, do juiz da 1ª Vara da Infância e do Idoso, Heitor Campinho, e do Promotor de Justiça da 2ª Vara da Infância, José Wilson Pimentel. A solenidade foi o pontapé inicial de um movimento para coletar 100 mil assinaturas para desenvolver a ação cívica, que começou coletando já durante a reunião as primeiras 140 assinaturas.
Foram distribuidos 400 formulários aos participantes, que num efeito multiplicador, tem por objetivo conseguir a soma que supere as 100 mil assinaturas para serem anexadas ao pedido de implantação da Delegacia da Criança que será entregue ainda neste ano ao governador Sérgio Cabral.
O evento contou ainda com a presença de representantes do 8ª Batalhão de Polícia Militar, do delegado Márcio Caldas, da 146º Delegacia de Polícia, do Conselho Municipal de Assistência Social, conselheiros tutelares, assistentes sociais e outros profissionais ligados à questão e foi presidido pelo presidente do CMPDCA (Conselho Municipal de PRomoção dos Direitos da Criança e do Adolescente), Mário Lopes, que também é o presidente da Fundação da Infância e Juventude, Mário Lopes.
“Estou muito satisfeito pelo forte apoio da Justiça de Campos , demonstrado pela presença das autoridades aqui”, disse, acrescentando que acredita, que devido ao esforço conjunto das autoridades e de toda a sociedade organizada, há uma grande possibilidade de implantação da delegacia dentro de um prazo de 180 dias.
__ Temos a partir de agora a garantia dos representantes aqui presentes de que pode ser instaurado inquérito civil público para se necessário – a Delegacia da Criança ser solicitada por via judicial, destacou Mário Lopes.
Durante a reunião foi frisado o despreparo do aparato policial no que diz respeito aos atos contra os menores, desde a denúncia até a investigação sobre o fato ocorrido. “Infelizmente hoje as delegacias convencionais não estão estruturadas para distinguir entre crime e ato infracional. Por isso crimes como pedofilia e violência contra menores não recebem o devido tratamento”, assinalou Renato Gonçalves, presidente do Conselho de Assistência Social.
No início da próxima semana, o movimento ganhará as ruas com a instalação de tendas,na Praça São Salvador, onde a população poderá efetivar sua participação deixando assinaturas no documento. Nos municípios da região conselheiros e dirigentes de entidades também vão percorrer as cidades vizinhas buscando apoio das secretarias de Educação e os Conselhos Tutelares. O município de São Francisco é um dos que já manifestaram interesse em conclamar seus moradores a participar.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 18:58:08 Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
- 18/09/2025 18:04:13 Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
1809 18h04Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
1809 17h34Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles