Notícia no detalhe
Zumbi lança Projeto Olhares na Semana de Consciência Negra
A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares comemora a Semana da Consciência Negra com ampla programação, até este sábado (20), data instituída em janeiro de 2003, quando também é comemorado o Dia de Zumbi dos Palmares, com feriado estadual. Nesta quinta-feira (18), começa a visitação das escolas que já agendaram previamente. Os alunos terão a oportunidade de ver réplicas de documentos originais inéditos no município e em todo o país, através do Projeto Olhares.
Entre as preciosidades estão uma ação de liberdade concedida, que na verdade, foi solicitada em 1885, pelo escravo sexagenário, que lutava pelo cumprimento da lei que libertava os idosos. Outra peça interessante, que destaca a busca pelo respeito e pelos direitos do negro, naquela época, é o testamento do Negro Congo.
Todos os documentos expostos têm o Selo Imperial, que confirma a autenticidade, e foram encontrados e restaurados pelo Arquivo Público Municipal, o principal manancial de documentação da história do município e para onde convergem os pesquisadores, historiadores e escritores da cidade, da região e de várias partes do país.
Segundo o escritor Hélvio Cordeiro, autor do livro Carukango, curador da mostra e coordenador do Instituto Historiar, o Projeto Olhares pretende despertar nos jovens e na comunidade,de modo geral, o interesse em saber mais sobre a cultura e a presença do negro aqui."Vários pesquisadores estão reunidos pesquisando muitos outros documentos inéditos, também encontrados, e que serão analisados para lançamento de novos livros, em breve", informou.
O presidente da Fundação Zumbi, Jorge Luís dos Santos, ressaltou que a Semana da Consciência Negra objetiva trazer mais para perto das pessoas, a cultura negra e que na verdade, não é exclusivamente para os negros, nem para os afro-descendentes."É importante que todo mundo participe e conheça esta que não é a história apenas dos descendentes de brancos, negros ou índios, mas a história de todos nós, que se entrelaça em nosso país".
- Queremos que os visitantes conheçam os cursos oferecidos pela Fundação, que este ano, fez crianças e jovens movimentarem diariamente o prédio, com aulas de balé, capoeira, instrumentos musicais, teatro e muitas outras atividades esportivas e culturais – disse Jorge Luís.
Exposição - Das 8 às12h e das 14h às 18h, na sede da Fundação Zumbi dos Palmares, à Rua Comendador José Francisco Sanguedo, (Rua Aquidaban), 129, Centro, esquina com a Rua Marechal Floriano.
Manhã
-Exposição de fotos de documentos de Campos (Olhares)
-Exposição de fotos da África do Sul
-Visitação da Biblioteca (também às 14h30m)
-Aulão de Balé (também às 15 h)
-Aulão de Judô
Tarde
-Exposição
-Exibição do vídeo Vista Minha Pele
-16h-Aulão de Capoeira
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore