Notícia no detalhe
Prefeito determina implantação do sistema de monitoramento
O Prefeito Nelson Nahim determinou que gestores das áreas de segurança pública e de tecnologia adotem providências para a aquisição de câmeras para implantação do sistema de monitoramento em pontos vulneráveis da cidade. A determinação do prefeito foi feita após receber dados dos levantamentos realizados pela Coordenadoria de Segurança Pública, com detalhamentos da área de segurança, feitos pelo coordenador de Segurança Pública, coronel Alcemir Pascoutto; e pelo comandante da Guarda Civil Municipal, major Francisco Mello. A análise de cunho tecnológico foi feita pelo presidente do Cidac, Ranulfo Vidigal; pelo diretor de Tecnologia do Cidac, Robson Cola; e pelo diretor de Base de Dados do Cidac, Ronaldo Padilha.
Ao final, o prefeito considerou os custos e outras questões que envolvem a implantação do sistema, como a instabilidade fiscal, mediante a possibilidade de redução da receita dos royalties, mas foi enfático. “O governo federal faz convênio com as prefeituras para a área de segurança mas, depois, pode cancelar e aí a responsabilidade em manter o programa é do prefeito, mas trata-se de uma questão de segurança pública e precisamos assumir este compromisso com a população de Campos”, ponderou o Prefeito Nelson Nahim.
Durante reunião realizada nesta quarta-feira (17), o prefeito quis saber dos resultados das reuniões feitas nas últimas semanas com autoridades da área policial e com dirigentes da Câmera de Dirigentes Lojistas (CDL). "Na última reunião, as lideranças da CDL elogiaram o projeto e se disseram dispostas a participar em parceria. Fizemos um trabalho de identificação dos pontos vulneráveis da cidade, em conjunto com as Polícias Civil e Militar", disse o coronel Pascoutto que, ao lado do major Francisco Melo, apresentou os relatórios ao prefeito e ressaltou detalhes das especificações dos equipamentos.
― Nós optamos por apresentar dois sistemas de câmeras: a speed dome e a que utiliza o software OCR, porque este permite que, da Central de Monitoramento, possamos identificar letras e números de placas de veículos oferecendo, portanto, um sistema de segurança mais eficiente, com controle nas entradas e saídas da cidade ― observou Pascoutto.
O presidente do Cidac, Ranulfo Vidigal, destacou que várias políticas públicas da área de segurança implementadas pelos municípios, como a do sistema de monitoramento de câmeras, são de obrigação do governo federal e que iniciativas como a do Prefeito Nelson Nahim implicam em coragem e comprometimento com a população.
― O prefeito determinou a implantação do projeto piloto de monitoramento ao longo do primeiro semestre de 2011. Mesmo não sendo de responsabilidade direta do prefeito, ele entende que segurança é algo importante e deixou espaço aberto para a participação da CDL, que se manifestou favorável a participar no sistema ― , observou Vidigal.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa