Notícia no detalhe
Visita ao Ceasa de Nova Friburgo rende bons frutos
Visita técnica à estrutura reativada do município serrano faz parte dos estudos para o projeto de criação do Polo Agroalimentar de Campos.
A criação do Polo Agroalimentar, através da reativação do prédio da antiga Companhia de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa/RJ), em Guarus, tem sido uma das prioridades da Superintendência de Agricultura e Pecuária. Por este motivo, uma equipe técnica da Superintendência de Agricultura e Pecuária esteve, na última semana, na Ceasa de Nova Friburgo para acompanhar de perto como foi realizado o trabalho de recuperação do espaço a partir de 2015, até se tornar um pólo econômico na região. A visita já rendeu bons frutos e, a partir de agosto, uma comitiva composta de representantes do Ceasa de Nova Friburgo e da Prefeitura vão percorrer os pontos do município de Campos para realizar mapeamento específico das principais formas de cultivo na agricultura familiar local.
— O objetivo é realizar levantamento das principais potencialidades econômicas do município na área da agricultura familiar e fazer um mapeamento para que, no momento do funcionamento do espaço, já possamos definir quais serão os produtos que podemos comercializar e quais precisamos trazer para o município. Durante esta visita também pudemos ver que donos de hortifrutis de Nova Friburgo, por exemplo, compram diversos dos produtos de Campos e região e que a atividade do Polo Agroalimentar seria ideal para que essa negociação pudesse acontecer de forma mais ampla, valorizando ainda mais a produção local — pontuou o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.
A visita a Nova Friburgo foi apenas uma entre diversas realizadas pela equipe técnica da superintendência à Companhias de Abastecimento na região, locais estes que são sinônimo de sucesso na distribuição da produção local como Juiz de Fora (MG), Cariacica (ES), Campinas (SP) e Belo Horizonte.
— A equipe do Ceasa de Nova Friburgo vai estar em Campos retribuindo a visita e nos auxiliando no que deve ser feito para implementar o Ceasa de Campos o mais rápido possível. Durante a visita da última semana, pudemos acompanhar detalhes como custo dos principais itens como pedra, box, fizemos medição dos espaços, e avaliamos a melhor maneira de funcionar, área de estacionamento, restaurante, entre muitas outras situações na rotina do espaço. Esta visita foi ampla e nos enriqueceu muito em termos de conhecimento, no que precisamos fazer e também numa demonstração de que lá, por ser uma região bastante restrita a uma atividade, podemos avançar com muita força com relação a escoamento da nossa produção, interagindo tanto com eles quanto com o pessoal de Vitória e do Ceasa de Cariacica — destacou o superintendente.
Durante a visita, acompanhando o superintendente de Agricultura e Pecuária estiveram um dos responsáveis pela recuperação do Ceasa de Nova Friburgo e administrador do espaço, Paulo Ricardo Crispim; o gerente por quatro anos do mercado de Ponto Pergunta, em Itaocara, Ronaldo Pré; técnicos da Superintendência municipal, entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 08:09:24 AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
- 12/03/2026 18:11:52 Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
- 12/03/2026 16:53:46 Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
- 12/03/2026 16:45:35 Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
- 12/03/2026 15:56:37 Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
1203 18h11Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
1203 16h45Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
1203 15h56Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
1203 16h53Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















