Notícia no detalhe
Conselho de Cultura vai conceder Prêmio Alberto Lamego
O Conselho Municipal de Cultura vai conceder o Prêmio Municipal de Cultura Alberto Ribeiro Lamego e instituiu o regulamento para a escolha da personalidade campista que será homenageada. A portaria 003/2010, do dia 28 de outubro, convoca os integrantes do conselho para a indicação de nomes de expressão nas diferentes linguagens culturais e artísticas do município, estejam vivas ou falecidas, caso em que a família receberá a comenda.
São candidatos naturais, pessoas que tiveram notória contribuição para a sociedade campista. Os membros do conselho terão a chance de indicar até três nomes, expondo no ato, uma justificativa. Os nomes serão apresentados em reunião a ser realizada, quando cada conselheiro poderá defender suas indicações.
Posteriormente serão listados os nomes que receberem maior número de indicações e haverá a votação, quando será conhecido o novo vencedor do Prêmio de Cultura Alberto Lamego. Com a aprovação geral, o nome será publicado no Diário Oficial do Município e será marcada a solendiade para entrega da comenda.
O presidente do Conselho de Cultura, Orávio de Campos Soares, está resgatando o prêmio, criado há cerca de 25 anos, em homenagem ao escritor Alberto Lamego, mas que nos últimos anos estava ignorado.
Alberto Ribeiro Lamego nasceu em 1896, em Campos dos Goytacazes e, ainda criança, foi viver em Portugal, mudando depois para a Bélgica. Em 1913, matriculou-se nos cursos de engenharia, de artes, manufatura e minas, na Universidade de Louvain, em Bruxelas.
Retornou ao Brasil em 1920. Neste mesmo ano, é admitido no Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil. Escreveu livros técnicos, sócio-geográficos da série O Homem e o Meio Ambiente, enfocando a geologia do Rio de Janeiro, as escarpas da Guanabara e a geologia de Campos e da planície costeira, além de inúmeros trabalhos sobre a geologia e os recursos minerais do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil, com uma produção científica dificilmente atingida por outros autores.
É autor entre outras obras, dos livros “O Homem e o Brejo", "O Homem e a Restinga", "O Homem e a Guanabara" e "O Homem e a Serra" e “O Solar da Planície e da Senzala”, de cunho geográfico, histórico, ecológico e social. Em 1944, publica "A Bacia de Campos na Geologia Litorânea do Petróleo", onde previa o potencial petrolífero da área. Lamego foi ainda, um dos pioneiros na utilização da fotointerpretação como ferramenta para o mapeamento geológico no Brasil. O poeta, músico e grande pesquisador da terra fluminense morreu em 1985.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















