Notícia no detalhe
Nei Lopes fala da obra de Noel Rosa no último dia da Bienal
O entusiasta e divulgador da cultura afro-brasileira, Nei Lopes, mostrou parte de seu conhecimento sobre samba num encontro em que foi abordada a obra de Noel Rosa, neste domingo (14), na Arena Cultural, no encerramento da 6ª Bienal do Livro de Campos. Nei Lopes ressaltou que Noel Rosa teve um papel fundamental para o nascimento do samba. “Foi ele que foi nos morros, nas comunidades faveladas, que deram origem ao samba. Conheceu Ismael Silva, Paulo da Portela. Noel foi ao encontro dessa gente, tornou-se parceiro e melhorou a obra deles”, disse Nei, que também ressaltou a atualidade e a universalidade da obra de Noel.
O encontro, mediado pelo jornalista Chico de Aguiar, e que teve o objetivo de traçar algumas considerações sobre o centenário de Noel Rosa, que será comemorado no dia 11 de dezembro de 2010, também teve a participação dos irmãos Clóvis Bulcão e Márcia Bulcão, ele escritor e ela musicista, que falaram um pouco sobre a pesquisa que fizeram para o livro e a apresentação musical inspirada na obra do Poeta da Vila, que tem corrido o Brasil.
Clóvis Bulcão é autor do livro “Noel – O Menino da Vila”, destinado ao público infanto-juvenil. No espetáculo do livro, apresentado horas antes também na Arena Cultural, Márcia Bulcão cantou músicas com letras didáticas compostas por Noel, como “A, e, i, o, u”, “A festa no céu” e “E não brinca não”. A plateia participou cantando junto e batendo palmas. No, fez algumas perguntas.
- Gostei muito do evento, porque estava lotado. Estava todo mundo aqui. A Bienal mostrou que é popular, é do povo. Na minha opinião, a Bienal deveria permanecer no centro. Afinal o artista tem de ir onde o povo está”, ressaltou Márcia Bulcão.
Clóvis Bulcão garantiu que o público de Campos foi um dos públicos mais “calientes” que eles tiveram. “Foi maravilhoso. O público, heterogêneo, cantou e bateu palmas. Achei ótimo. O evento foi muito bem organizado. Teve uma logística muito bacana”, afirmou.
O presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, presenteou Nei Lopes com o livro “Roberto Ribeiro – o menino rei” a Nei Lopes. O livro sobre o sambista campista, de autoria da viúva do cantor, Liette de Souza Maciel, foi reeditado pela Fundação e Lançado na Bienal.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/07/2025 18:49:25 Prefeitura em Ação oferece vacinação e educação em saúde na Penha
- 12/07/2025 18:28:03 Ações de conscientização e incentivo à vacinação contra hepatites virais
- 12/07/2025 18:12:55 Prefeito Wladimir anuncia iluminação de LED para toda a Grande Penha
- 12/07/2025 14:02:18 Prefeitura em Ação movimentou a Penha com serviços e atividades
- 12/07/2025 09:31:52 Secretaria de Educação faz 5a convocação de professores substitutos
Prefeitura em Ação oferece vacinação e educação em saúde na Penha
1207 18h28Ações de conscientização e incentivo à vacinação contra hepatites virais
1207 18h12Prefeito Wladimir anuncia iluminação de LED para toda a Grande Penha
1207 14h02Prefeitura em Ação movimentou a Penha com serviços e atividades
1207 09h31Secretaria de Educação faz 5a convocação de professores substitutos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
4Defesa Civil realiza palestra para capacitação de agentes do governo
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda