Notícia no detalhe
Nei Lopes fala da obra de Noel Rosa no último dia da Bienal
O entusiasta e divulgador da cultura afro-brasileira, Nei Lopes, mostrou parte de seu conhecimento sobre samba num encontro em que foi abordada a obra de Noel Rosa, neste domingo (14), na Arena Cultural, no encerramento da 6ª Bienal do Livro de Campos. Nei Lopes ressaltou que Noel Rosa teve um papel fundamental para o nascimento do samba. “Foi ele que foi nos morros, nas comunidades faveladas, que deram origem ao samba. Conheceu Ismael Silva, Paulo da Portela. Noel foi ao encontro dessa gente, tornou-se parceiro e melhorou a obra deles”, disse Nei, que também ressaltou a atualidade e a universalidade da obra de Noel.
O encontro, mediado pelo jornalista Chico de Aguiar, e que teve o objetivo de traçar algumas considerações sobre o centenário de Noel Rosa, que será comemorado no dia 11 de dezembro de 2010, também teve a participação dos irmãos Clóvis Bulcão e Márcia Bulcão, ele escritor e ela musicista, que falaram um pouco sobre a pesquisa que fizeram para o livro e a apresentação musical inspirada na obra do Poeta da Vila, que tem corrido o Brasil.
Clóvis Bulcão é autor do livro “Noel – O Menino da Vila”, destinado ao público infanto-juvenil. No espetáculo do livro, apresentado horas antes também na Arena Cultural, Márcia Bulcão cantou músicas com letras didáticas compostas por Noel, como “A, e, i, o, u”, “A festa no céu” e “E não brinca não”. A plateia participou cantando junto e batendo palmas. No, fez algumas perguntas.
- Gostei muito do evento, porque estava lotado. Estava todo mundo aqui. A Bienal mostrou que é popular, é do povo. Na minha opinião, a Bienal deveria permanecer no centro. Afinal o artista tem de ir onde o povo está”, ressaltou Márcia Bulcão.
Clóvis Bulcão garantiu que o público de Campos foi um dos públicos mais “calientes” que eles tiveram. “Foi maravilhoso. O público, heterogêneo, cantou e bateu palmas. Achei ótimo. O evento foi muito bem organizado. Teve uma logística muito bacana”, afirmou.
O presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, presenteou Nei Lopes com o livro “Roberto Ribeiro – o menino rei” a Nei Lopes. O livro sobre o sambista campista, de autoria da viúva do cantor, Liette de Souza Maciel, foi reeditado pela Fundação e Lançado na Bienal.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 17:59:54 Refeições do Restaurante do Povo na Praça da República a partir de segunda
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
Refeições do Restaurante do Povo na Praça da República a partir de segunda
0305 15h51Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18