Notícia no detalhe
Educação para o consumo nas escolas municipais
A Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon) está realizando em parceria com a Secretaria de Educação, o projeto Educação para o Consumo, uma vez por semana, nas escolas da rede municipal. Nesta terça-feira (16), será a vez da Escola Municipal Marechal Artur da Costa e Silva, no Parque Presidente Vargas, em Guarus, receber os técnicos do órgão para uma explanação sobre a relação de consumo do cliente com as empresas e do trabalho que o Procon vem fazendo para ajudar o consumidor a identificar as armadilhadas do consumo.
Na semana passada, os técnicos estiveram com os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (Eja) da Escola Municipal Alcebíades Candiano, em Ponta da Lama, e esclareceram várias perguntas relativas principalmente a serviços bancários, mensalidades escolares e a operadoras de telefonia. “Nosso principal compromisso é conscientizar o cidadão sobre como deve proceder para ter seus direitos garantidos e não ser lesado, durante a transação de consumo que estiver fazendo”, ressalta a Secretária Executiva de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares.
Os alunos receberam dos técnicos do Procon, várias cartilhas importantes, como a do Código de Defesa do Consumidor e o Manual do Consumidor, assim como cartilhas que orientam sobre a legislação atual para setores, como energia elétrica e compra de veículos.
Rosangela esclarece que a informação correta sobre determinada questão é muito importante para a resolução do problema e quanto mais dados melhor para a equipe do Procon tomar as devidas providências. “No Procon, orientamos sobre a necessidade das pessoas estarem munidas do máximo de documentação que comprove a queixa, porque este embasamento é que dará oportunidade de chegarmos a um acordo viável”, ressaltou.
O Procon manterá o projeto até o final do ano, sempre em uma unidade escolar diferente. Quem tiver interesse em saber mais sobre o trabalho do órgão de defesa do consumidor ou quiser manter contato via internet, pode acessar www.procon.campos.rj.gov.br.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/03/2026 15:58:29 Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
- 14/03/2026 15:29:41 Wladimir e Frederico anunciam praça e creche no Morar com Saúde do Aldeia II
- 14/03/2026 14:23:56 Hospital São José promove ação para comemorar o Mês da Mulher
- 14/03/2026 10:37:40 Escritório Social promove ação especial pelo Mês da Mulher no presídio feminino
- 14/03/2026 10:02:53 Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
Hospital São José promove ação para comemorar o Mês da Mulher
1403 15h58Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
1403 15h29Wladimir e Frederico anunciam praça e creche no Morar com Saúde do Aldeia II
1403 10h37Escritório Social promove ação especial pelo Mês da Mulher no presídio feminino
1403 10h02Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















