Notícia no detalhe
Zeca Baleiro lança sua primeira experiência literária
Depois de participar da mesa “Quando a letra vira música”, o cantor e compositor Zeca Baleiro lançou na 6ª Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes, a sua primeira experiência literária na forma de livro, que tem como título “Bala na Agulha – Reflexões de Botecos, pastéis de memória e outras frituras” . Antes do lançamento, que se transformou em uma tarde de autógrafos, Zeca Baleiro e o compositor Mauro Santa Cecília, parceiro de Frejat, do Barão Vermelho, deram uma aula sobre a forma de letrar melodias, cada um falando de suas experiências pessoais e respondendo perguntas de uma platéia que lotou a Arena Cultural da Bienal. O debate foi moderado por Aloysio Balbi.
Tanto Zeca Baleiro quanto Mauro Santa Cecília concordaram que a música é um importante vetor para tornar a poesia mais popular, inclusive, as poesias acadêmicas de poetas consagrados. Foi citado como exemplo, os casos de Cecília Meireles que teve um poema nacionalmente conhecido depois de musicado por Fagner e o de outro grande nome da poesia brasileira, João Cabral de Mello Neto, que teve “Morte e Vida Severina” musicado por Chico Buarque de Hollanda.
Segundo a curadora da Bienal, Suzana Vargas, o objetivo da mesa foi justamente debater esta questão que começa a ganhar corpo nos eventos culturais, até porque, grandes letristas acabam derivando para a literatura, como o caso mais representativo o de Chico Buarque de Hollanda, cujo livro “Leite derramado”, acaba de receber o prêmio Jabuti como de melhor livro do ano. Zeca Baleiro acaba de entrar para este time de compositores- escritores, o mesmo acontecendo com o outro convidado Mauro Santa Cecília, que já escreveu um livro intitulado “Cão com Cabelo”.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















