Notícia no detalhe
Zeca Baleiro lança sua primeira experiência literária
Depois de participar da mesa “Quando a letra vira música”, o cantor e compositor Zeca Baleiro lançou na 6ª Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes, a sua primeira experiência literária na forma de livro, que tem como título “Bala na Agulha – Reflexões de Botecos, pastéis de memória e outras frituras” . Antes do lançamento, que se transformou em uma tarde de autógrafos, Zeca Baleiro e o compositor Mauro Santa Cecília, parceiro de Frejat, do Barão Vermelho, deram uma aula sobre a forma de letrar melodias, cada um falando de suas experiências pessoais e respondendo perguntas de uma platéia que lotou a Arena Cultural da Bienal. O debate foi moderado por Aloysio Balbi.
Tanto Zeca Baleiro quanto Mauro Santa Cecília concordaram que a música é um importante vetor para tornar a poesia mais popular, inclusive, as poesias acadêmicas de poetas consagrados. Foi citado como exemplo, os casos de Cecília Meireles que teve um poema nacionalmente conhecido depois de musicado por Fagner e o de outro grande nome da poesia brasileira, João Cabral de Mello Neto, que teve “Morte e Vida Severina” musicado por Chico Buarque de Hollanda.
Segundo a curadora da Bienal, Suzana Vargas, o objetivo da mesa foi justamente debater esta questão que começa a ganhar corpo nos eventos culturais, até porque, grandes letristas acabam derivando para a literatura, como o caso mais representativo o de Chico Buarque de Hollanda, cujo livro “Leite derramado”, acaba de receber o prêmio Jabuti como de melhor livro do ano. Zeca Baleiro acaba de entrar para este time de compositores- escritores, o mesmo acontecendo com o outro convidado Mauro Santa Cecília, que já escreveu um livro intitulado “Cão com Cabelo”.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18