Notícia no detalhe
Livro sobre história de Campos é lançado na Bienal
A terceira edição do livro "Memoria Topographica e Historica sobre os Campos dos Goytacazes, com uma notícia breve de suas producções e commercio, de José Carneiro da Silva, o primeiro Visconde de Araruama, foi lançado neste sábado (13), no Espaço Café da 6ª Bienal do Livro de Campos. Este foi o primeiro livro editado pelo Arquivo Público Municipal de Campos e publicado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
"Memoria Topographica e Historica sobre os Campos dos Goytacazes", uma obra raríssima, foi prefaciado pelo diretor do Arquivo Público, Carlos Freitas. O livro passa pela história dos municípios de Campos, São Fidélis, Macaé e da Lagoa de Gargaú, em São Francisco do Itabapoana. Aborda a questão dos índios Goitacazes, que eram chamados de "uetacazes". Fala também do Rio Paraíba do Sul. A primeira edição, de 1819, foi oferecida ao Rei D. João VI. A segunda edição é de 1907.
O lançamento contou com a presença do presidente da Fundação Oswaldo Lima, Avelino Ferreira; e do benfeitor do Arquivo Público Municipal, o vereador Edson Batista, autor da lei que criou o Arquivo Público. Edson Batista destacou a importância da publicação do primeiro livro do Arquivo Público. "É importante reforçar a cultura num mundo globalizado. Quem não tiver cultura forte neste mundo globalizado vai ser aniquilado. O livro vai fazer o papel de preservar nossa memória", ressalta Edson Batista.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/07/2025 18:49:25 Prefeitura em Ação oferece vacinação e educação em saúde na Penha
- 12/07/2025 18:28:03 Ações de conscientização e incentivo à vacinação contra hepatites virais
- 12/07/2025 18:12:55 Prefeito Wladimir anuncia iluminação de LED para toda a Grande Penha
- 12/07/2025 14:02:18 Prefeitura em Ação movimentou a Penha com serviços e atividades
- 12/07/2025 09:31:52 Secretaria de Educação faz 5a convocação de professores substitutos
Prefeitura em Ação oferece vacinação e educação em saúde na Penha
1207 18h28Ações de conscientização e incentivo à vacinação contra hepatites virais
1207 18h12Prefeito Wladimir anuncia iluminação de LED para toda a Grande Penha
1207 14h02Prefeitura em Ação movimentou a Penha com serviços e atividades
1207 09h31Secretaria de Educação faz 5a convocação de professores substitutos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
4Defesa Civil realiza palestra para capacitação de agentes do governo
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda