Notícia no detalhe
Equipe do Plano Viário inicia entrevistas domiciliares
A empresa responsável pela implantação do Novo Plano Viário de Campos inicia nesta sexta-feira (12) a etapa de entrevistas domiciliares, que vai identificar a rotina dos usuários de ônibus do município. Paralelo a este trabalho, também está sendo realizado um diagnóstico para coleta de dados, que vai desenhar todos os itinerários de ônibus e que vem sendo feito com o auxílio de um sistema de GPS. O presidente da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Paulo Mósso, informa que o trabalho foi iniciado no mês passado e vai resultar em um banco de dados que vai permitir que o município ofereça um serviço de transporte coletivo mais eficiente para a população.
De acordo com o responsável técnico da área de transporte do Plano Viário, Lauro Nobre Machado Moreira, nesta fase de entrevistas, é muito importante a conscientização da população em receber os pesquisadores porque é, através deste formulário, que será possível conhecer a rotina e dimensionar as necessidades dos usuários de ônibus. “? muito importante que as pessoas colaborem e respondam, corretamente, às informações do formulário porque é, com base nele, que vamos saber quem vai se deslocar para onde, que horas e quantas vezes por semana e isso será revertido para a própria população”, informa o responsável técnico da área de transporte do Plano Viário.
Para facilitar a identificação da equipe que fará a pesquisa, o engenheiro informa que os pesquisadores estarão usando camisa branca com colete laranja e a descrição pesquisador nas costas, além de crachá. “As pesquisas devem ser encerradas até o final do período letivo para que o resultado mostre, fielmente, a realidade do município”, diz Lauro, ressaltando que, no relatório final, será apresentado à Empresa Municipal de Transportes (Emut) um mapa da cidade com georeferenciamento, que terá todas as linhas e os pontos de parada de ônibus desenhados.
De acordo com o engenheiro de transportes, nesta fase de levantamento de dados, é muito importante a percepção dos gestores, operadores e usuários de ônibus porque será agregado à avaliação. “O trabalho também inclui o levantamento das pessoas; origem e destino dos usuários e sobe e desce nos terminais e dentro dos ônibus. Vamos mapear todos os ônibus e a quantidade de pessoas que utilizam o transporte coletivo”, diz Lauro Nobre.
Ele acrescenta que também estão sendo levantados todos os pontos de embarque e desembarque dos ônibus para saber se tem ou não abrigo e recuo. “Já detectamos que não existe uma padronização das placas instaladas nos pontos de ônibus. Vamos criar um padrão de comunicação visual”, informa o engenheiro, ressaltando que o levantamento deve ser minucioso para não comprometer o resultado final.
Paulo Mósso destaca que esta fase dos trabalhos se refere ao transporte coletivo e que outra equipe será responsável pelo trânsito. Ele explica que Plano Viário trata-se de um amplo projeto que visa ordenar o trânsito e organizar todos os tipos de transportes, sejam ônibus, táxis, alternativos e, até mesmo, de tração animal, que ainda é uma realidade em Campos. “Estamos realizando um planejamento urbano que, realmente, transforme o trânsito e os transportes coletivos da nossa cidade”, finaliza.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 18:07:34 Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
- 11/03/2026 17:20:52 Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
- 11/03/2026 16:55:52 Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
- 11/03/2026 15:53:48 Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
- 11/03/2026 14:37:30 Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
1103 17h20Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
1103 16h55Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
1103 15h53Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
1103 14h37Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro
6Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval




















