Notícia no detalhe
Ana Botafogo na Arena Cultural nesta sexta-feira
A primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, estará no Espaço Jovem da Arena Cultural, na 6ª Bienal do Livro, nesta sexta-feira, a partir das 15h. Ana vai participar de um bate-papo com o tema Série Profissões: dançar a vida, mediada pela também bailarina, Márcia Cristina Lisboa. Ana Botafogo esteve este ano, em Campos, participando do Seminário Municipal de Dança.
Após cursar o 1° período na faculdade, Ana viajou para a França, com o objetivo de estudar. Frequentou a Academia Goubée e Academia de Dança Rosella Hightower. Já na Inglaterra, frequentou o Dance Center. Após fazer concurso para o Ballets de Marseilles, iniciou a carreira profissional. Participou de festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (Itália), Havana (Cuba), do espetáculo em homenagem à Legião de Honra da França, no Palácio de Versailles, e na Gala Iberoamericana de La Danza, dirigida por Alicia Alonso, realizada em Madri (Espanha), em comemoração aos 500 anos de descobrimento das Américas.
Ana Botafogo escolheu por continuar sua carreira no Brasil. Foi Bailarina principal do Teatro Guairá, da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e, em 1981, ingressou por concurso público como 1ª bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 1995, foi convidada pela Companhia da Ópera de Lodz (Polônia) e interpretou o principal papel feminino do Balé Zorba, o Grego, dançando em várias cidades do Brasil. Já tendo se apresentado na Europa, Américas do Norte, Central e Sul, é considerada uma das mais importantes bailarinas brasileiras, por suas técnica, versatilidade e perfeição da arte.
Biografia - “Ana Botafogo na Magia do Palco”, da Editora Nova Fronteira, é uma biografia da bailarina, escrita pela crítica de dança Suzana Braga, com a colaboração da própria Ana. Suzana acompanha a carreira da dançarina através de 11 clássicos do repertório do balé interpretados por ela.
Ao mesmo tempo em que vai desnudando para os leitores a trajetória artística de Ana Botafogo, o livro traça um panorama do balé, ao analisar algumas obras imortais da dança clássica internacional (Giselle, O Quebra-Nozes, Coppélia, Romeu e Julieta, A Sagração da Primavera, D. Quixote, La Fille Mal Gardée, O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, La Sylphide, A Floresta Amazônica).
Ana Botafogo nasceu no Rio de Janeiro e iniciou seus estudos de ballet no conservatório da Urca, tendo aulas com Luciana Bogdanich, bailarina do Teatro Municipal, na época.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2026 20:21:15 Complementação previdenciária é suspensa por decisão judicial em Campos
- 29/04/2026 19:58:20 Folha de pagamento de abril reafirma compromisso com os servidores
- 29/04/2026 19:53:36 FMS vistoria UPH de Ururaí e acompanha avanço das obras do novo PU
- 29/04/2026 19:49:47 Transporte Universitário inicia teste de controle de frequência com QR Code
- 29/04/2026 19:46:11 Vem pro Samba do Trabalhador! 1º de Maio é dia de festa no Farol
Complementação previdenciária é suspensa por decisão judicial em Campos
2904 19h58Folha de pagamento de abril reafirma compromisso com os servidores
2904 19h53FMS vistoria UPH de Ururaí e acompanha avanço das obras do novo PU
2904 19h49Transporte Universitário inicia teste de controle de frequência com QR Code
2904 19h46Vem pro Samba do Trabalhador! 1º de Maio é dia de festa no Farol
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Concurso da Educação de Campos é retomado com cronograma definido
5Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
6Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda




















