Notícia no detalhe
Chuvas deixam Defesa Civil em alerta
A Secretaria de Defesa Civil está em alerta com as chuvas que atingem Campos e a região. Segundo o secretário Marco Soares, o órgão está de plantão 24 horas, podendo a população acionar a equipe em casos de alagamentos e ocorrência de abalos nas estruturas das residências. Além disso, algumas ações já estão sendo adotadas, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos.
Bueiros da cidade estão sendo limpos. Em Ururaí, onde casas da Rua da Raia ficaram alagadas nesta quarta-feira (10) por causa de acúmulo de lixo na rede de galeria pluvial, máquinas estão trabalhando para facilitar o escoamento da água da chuva. Também na Lagoa do Sapo, no Parque Eldorado, uma máquina realiza o trabalho de drenagem no local.
- Também adquirimos novas bombas e estamos monitorando os rios. É importante que a população também faça sua parte e colabore com o nosso trabalho, evitando lançar lixo nas vias públicas, para que, em dias de chuvas, o lixo não seja carregado para os bueiros”, destacou Marco.
O secretário informou ainda, que as famílias que moram em áreas de risco já mapeadas pela Defesa Civil serão removidas para as casas do Programa Morar Feliz, assim que os imóveis estiverem prontos. “Enquanto estas famílias não são levadas para as casas, estamos monitorando os rios. Nesta quinta-feira (11), o nível do Rio Paraíba está em 6,3 metros, o que ainda não nos preocupa. Quando a cota de 9,2 m é atingida é que entramos em alerta, porque passa a haver o risco de que famílias da Ilha do Cunha e de outros pontos tenham as casas atingidas pela cheia”, explicou.
Quanto a outros rios, como o Ururaí, o secretário destacou que ações emergenciais são adotadas assim que ocorre a cheia. “Ficamos em alerta em temporais e desabamentos. Infelizmente, situações como a ocorrida no verão de 2009, em que a cheia desabrigou muitas famílias em Ururaí, fogem do nosso controle. Na Baixada, já podemos ficar um pouco tranquilos, porque o Inea fez uma intervenção no sistema São Bento. Mas faltam ainda, o Campos-Macaé e o Canal de Tocos, que precisam de intervenções urgentes do Inea”, acrescentou Marco.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 14:37:19 Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
- 12/10/2025 12:49:00 Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
1210 12h49Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
1210 10h52Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município