Notícia no detalhe
Seminário discute violência no ambiente escolar
Os gestores da rede municipal tiveram uma programação especial na Edição da 6ª Bienal do Livro de Campos. Foi iniciado na manhã desta quinta-feira (11), no Teatro Municipal Trianon, o Seminário que traz como tema: Violência no Ambiente Escolar. O evento dá continuidade às atividades do Programa de Gestão Escolar, lançado em agosto deste ano no município. A primeira dama, Nélia Nahim; a secretária de Educação, Joilza Rangel; equipe da secretaria; e o organizador do evento Wainer Teixeira, entre outras autoridades, marcaram presença no evento.
O evento foi aberto com apresentação de rap dos alunos da Escola Municipal Professora Maria Eunice, do Parque Santa Rosa. O seminário será realizado até esta sexta-feira (12), das 9h às 13h. Durante os dois dias, as explanações serão realizadas pelas coordenadoras e pesquisadoras da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Organização Latino Americana Flacso), Míriam Abramovay e Priscila Calaf. O principal objetivo do seminário é falar sobre as mais diferentes formas de violência, apresentar um Plano de Convivência Escolar, discutir ações para reverter os casos de violência e, sobretudo, transformar a unidade escolar em um ambiente transformador do contexto social onde ela está inserida.
- Quando se mede a qualidade do ensino por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), não se leva em consideração o contexto social onde a escola está inserida. A nossa proposta é encaminhar para os estados e municípios o Plano de Convivência Escolar, pois há cerca de 13 anos ele vem sendo desenvolvido em outros estados e com apresentações de resultados positivos. É preciso criar ações internas para mudar a realidade escolar e estreitar a relação social - , Informou Abramovay.
A vice diretora do Instituto São José, no bairro da Lapa, Maria Aparecida Ribeiro da Silva, informou que 92% dos alunos desta escola moram na comunidade Tira Gosto. “Essa comunidade tem grande incidência de violência. Muitas crianças chegam à escola manifestando o que vêem em casa e na vizinhança. Realizamos várias ações como acolhida, palestras e atividades para minimizar comportamentos violentos e transmitir afeto e segurança. Acreditamos que, dando amor, vamos receber o mesmo sentimento em troca. Estou com grande expectativa neste seminário, pois vou colocar em prática as informações que obtiver”.
A secretária de Educação agradeceu a presença de todos e anunciou para as diretoras que, no término do seminário, elas receberão um kit com as principais obras das escritoras e palestrantes Míriam e Priscila. “Espero que aproveitem o seminário, que utilizem os livros como materiais de estudo e prática e que se empenham, cada vez mais, na construção de uma educação de qualidade para as crianças do nosso município”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore