Notícia no detalhe
Past desenvolve pesquisa no Mercado Municipal
O Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past) desenvolveu pesquisa sobre a incidência de hipertensão arterial em trabalhadores negros do Mercado Municipal, durante todo o mês de julho deste ano. O estudo mostrou que há um elevado número de fatores de risco que geram complicações de níveis alterados de pressão arterial, principalmente na população economicamente ativa e de etnia negra.
Para prevenir doenças, o Past intensificou o trabalho de orientação e informação no Mercado. Ao todo, 141 trabalhadores participaram do estudo, respondendo a um questionário, que visa determinar a incidência de alteração dos níveis de pressão arterial em trabalhadores negros do Mercado, no momento de sua atividade laboral. O trabalho foi apresentado no Congresso da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, na Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos, em 22 de outubro.
Reforçamos o trabalho de assistência básica, estimulando os trabalhadores a buscarem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Demos orientações sobre alimentação e estilo de vida, lembrando a necessidade de evitar, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo, que são dois dos fatores que podem gerar hipertensão - explicou o autor da pesquisa e fisioterapeuta do programa, André Pinheiro.
Segundo ele, que também é acadêmico de medicina, os trabalhadores que estavam com problemas de hipertensão ou outras doenças foram encaminhados para os ambulatórios do Past e para as UBSs. Ele afirmou que a hipertensão arterial tem sido reconhecida como o principal fator de risco para a morbidade e a mortalidade precoces, causada por doenças cardiovasculares e, também, considerada um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil.
Estatística - Dos 141 trabalhadores que responderam ao questionário, foram selecionados os de etnia negra ou os que se declararam negro, totalizando 71 indivíduos. Constatou-se que 33,8% indivíduos da amostra considerada apresentaram alteração dos níveis de pressão arterial. Com relação à variante sexo, 34,4% são mulheres e 66,6% homens.
Dos 24 indivíduos com alteração nos níveis de pressão arterial, 25% utilizam medicação anti-hipertensiva, 62,5% nunca utilizaram medicação e 12,5% não souberam responder. O grau de instrução máximo encontrado entre os trabalhadores do Mercado Municipal foi o segundo grau incompleto, sendo dois analfabetos e na grande maioria, primeiro grau incompleto.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 17:53:18 Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
- 13/03/2026 15:35:48 Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
1303 15h35Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
1303 15h01Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
1303 08h31Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















