Notícia no detalhe
Mutirão de combate ao Aedes aegypti começa em seis bairros nesta sexta
Ação de integração entre os órgãos municipais vai começar pelos Parques Salo Brand, Turf Club, Riachuelo, Parque Fazendinha, Fazenda Grande e Matadouro.
Terá início na próxima sexta-feira (18), os mutirões integrados com ações de prevenção às arboviroses (dengue, zika, chicungunya e febre amarela) pelos bairros, localidades e distritos do município. As ações, também de conscientização da população, serão realizadas por agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e equipes das superintendências de Limpeza Pública, Postura e das secretarias de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e Ambiental.
Para traçar novas estratégias de enfrentamento às doenças, uma nova reunião foi realizada na Secretaria de Governo nesta terça-feira (15), onde começaram a ser definidas as participações de cada setor e o cronograma dos mutirões. Atualmente, estão confirmados 35 casos de dengue, 55 casos de chikungunya e nenhum de zika.
— O mutirão terá início no dia 18 pela manhã, nos bairros Salo Brand, Turf Club, Riachuelo, Matadouro, Parque Fazendinha e Fazenda Grande. A integração entre as secretarias neste trabalho preventivo e também de conscientização da população é de extrema importância para evitar um crescimento ainda maior do número de casos no município — ressaltou a diretora da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira.
A Vigilância, através do Centro de Controle de Zoonoses e da Atenção Básica, já tem intensificado as ações de prevenção no combate permanente aos vetores através de ações preconizadas pelas diretrizes nacionais para a prevenção e controle de epidemias. “As ações integradas serão intermediadas pela Secretaria de Governo com objetivo de informar e conscientizar a população sobre o perigo das doenças”, explicou o secretário de Governo, Alexandre Bastos.
A secretária de Saúde, Fabiana Catalani, ressaltou que a participação da população no combate aos vetores é essencial.
— A população precisa a cada dia ter mais consciência de que a prevenção é sempre a melhor solução para evitar o aumento no número de casos das doenças e isso deve ser feito o ano inteiro. Cada um deve fazer a sua parte e as principais medidas devem ser tomar conta da própria casa e quintal, acondicionar o lixo doméstico de forma adequada, evitar água parada em vasos e pneus e outros recipientes e não jogar entulhos nas ruas — concluiu.
Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto; o superintendente de Limpeza Pública, Alfredo Dieguez; da subsecretária de Atenção Básica, Cintia Ferrini; do diretor do Centro de Referência de Doenças Infecciosas (CRDI), Luiz José de Souza; do superintendente de Postura, Victor Montalvão e do diretor do CCZ, Marcelo Sales, além de representantes da secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece).
Kits de teste rápido - Desde a última segunda-feira (14), a Vigilância em Saúde disponibiliza, em várias unidades, kits de teste rápido para detecção de dengue, zika e chikungunya. Cerca de 20 mil unidades foram recebidas do Ministério da Saúde, através da secretaria estadual de Saúde. O resultado da análise sai em 20 minutos. Para ser submetido ao teste, o paciente tem que apresentar sintomas de uma das doenças.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
- 15/05/2025 15:34:55 Prefeitura em Ação leva diversos serviços a Goitacazes em sua 17ª edição no dia 24
- 15/05/2025 15:26:10 Brilha Campos nesta quinta em Marrecas
- 15/05/2025 10:46:59 Maio Laranja: Ronda Escolar e PSE ministram palestras de conscientização em escolas
- 15/05/2025 10:16:13 Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
1505 15h34Prefeitura em Ação leva diversos serviços a Goitacazes em sua 17ª edição no dia 24
1505 15h26Brilha Campos nesta quinta em Marrecas
1505 10h46Maio Laranja: Ronda Escolar e PSE ministram palestras de conscientização em escolas
1505 10h16Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional