Notícia no detalhe
Ações integradas entre órgãos para combater crescimento das arboviroses
Secretarias e superintendências vão percorrer os bairros, distritos e localidades de Campos em mutirões.
Ações integradas entre diversos órgãos da Prefeitura de Campos para prevenção das arboviroses no município (dengue, Zika e chigungunya) estão previstas para serem realizadas. Agentes do CCZ, juntamente com a equipe da Superintendência de Limpeza Pública, da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e da Superintendência de Postura, vão percorrer os bairros, distritos e localidade de Campos em mutirões previstos para combater o crescente número registrado das arboviroses.
Para colocar em prática ainda as novas estratégias para o enfrentamento das doenças, uma nova reunião foi realizada nesta segunda-feira (14), na Secretaria de Governo, entre a diretora da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira; o secretário de Governo, Alexandre Bastos; o coordenador do Centro de Referência de Doenças Imuno-Infecciosas (CRDI), Luiz José de Souza; e o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marcelo Sales. Atualmente, estão confirmados 35 casos de dengue, 55 casos de chikungunya e nenhum de zika.
— É muito importante que as ações sejam realizadas de forma integrada entre as secretarias. A Vigilância, através do CCZ e da Atenção Básica, já tem intensificado as ações de prevenção no combate permanente aos vetores através de ações preconizadas pelas diretrizes nacionais para a prevenção e controle de epidemias. Já as ações de assistência ao paciente estão seguindo as normas e procedimentos técnicos nacionais conforme protocolos e guia de Vigilância Epidemiológica com a finalidade de manter um atendimento eficaz para os usuários acometidos pelas doenças, permitindo reduzir as complicações causadas por estas arboviroses — ressaltou a diretora da Vigilância, Andreya Moreira.
A primeira reunião do Comitê de Prevenção das Arboviroses (dengue, zika e chikungunya) para falar sobre o tema foi realizada no último dia 11, no auditório da Prefeitura, e contou com a presença do prefeito Rafael Diniz.
Segundo o secretário de Governo, Alexandre Bastos, a pasta vai intermediar o contato com as demais secretarias para maior eficácia nas ações.
— Faremos outras reuniões com as pastas afins para integrar o governo municipal no combate a chikungunya e a dengue. Primeiro vamos aguardar o resultado dos índices para avaliar as principais medidas a serem tomadas e os locais em que devemos atuar — disse.
Kits de teste rápido para detectar dengue, zika e chikungunya – Também nesta segunda-feira (14), a Vigilância em Saúde disponibilizou no CRDI os kits de teste rápido para detecção de dengue, zika e chikungunya. Cerca de 15 mil unidades foram enviadas ao município, no último dia 7, pelo Ministério da Saúde, através da secretaria estadual de Saúde. O resultado da análise sai em 20 minutos e para ser submetido ao teste, o paciente tem que apresentar sintomas de uma das doenças.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 09:34:49 VI Festa do Queijo promete movimentar Espírito Santinho, nesta semana
- 24/11/2025 08:29:46 Turismo em alta: 1ª Caminhada Ecológica do Codemca Tour encanta participantes
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
VI Festa do Queijo promete movimentar Espírito Santinho, nesta semana
2411 08h29Turismo em alta: 1ª Caminhada Ecológica do Codemca Tour encanta participantes
2311 11h52Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















