Notícia no detalhe
Jovens conversam sobre sexo e filosofia na Bienal do Livro
A Arena Cultural na 6ª Bienal do Livro de Campos, montada na Praça São Salvador, lotou na tarde desta quarta-feira (10), com o bate-papo entre a sexóloga Laura Müller e a filósofa Márcia Tiburi. Formado especialmente por adolescentes e jovens, o espaço ficou pequeno e o tempo de duração também, tamanha a quantidade de perguntas para as convidadas que, por mais de uma hora e meia, misturaram filosofia e sexologia, de forma harmoniosa e descontraída.
Para abrir o bloco de perguntas e respostas, Márcia Tiburi, mestre e doutora em filosofia, além de autora de vários livros, começou falando um pouco de sua vida, como perdeu a virgindade, aos 19 anos, sobre seu casamento, classificado como uma fuga e como terminou essa história. Já Laura Müller, jornalista, psicóloga e sexóloga, explicou a trilogia “corpo, mente e sexo”.
Um dos pontos polêmicos foi a questão dos limites impostos às crianças e adolescentes e que, nem sempre, consegue conter um dos crimes mais bárbaros, que é a pedofilia. “É preciso deixar claro que uma criança de dois anos, por exemplo, brincar ou tocar outra criança do sexo oposto, pode. O que não pode é uma criança de 10 anos tocar uma de dois. Elas pensam diferentes. Uma de dois anos pensa igual a outra da mesma idade, é uma descoberta”, acrescenta.
A homossexualidade também foi amplamente discutida. O maior questionamento era se um heterossexual, por exemplo, por sentir prazer com uma pessoa do mesmo sexo, tornaria-se homossexual. Laura deixou claro que uma pessoa que sente prazer com outra do mesmo sexo, é homossexual.
Márcia, por sua vez, acrescentou que a pessoa tem que, primeiro, tentar ser feliz sozinha e, depois, independente do sexo do outro que tenha se interessado. “As pessoas têm que se encontrar, independente de serem héteros, bissexuais ou qualquer outra nomenclatura”, finaliza Márcia Tiburi.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18