Notícia no detalhe
Fundecam diploma agentes municipais de Empreendedorismo
Os 14 servidores efetivos selecionados como Agentes Municipais de Empreendedorismo (AMEs) do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) foram diplomados nesta quarta-feira (10), em solenidade realizada no auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura. Representando o prefeito Nelson Nahim, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Eraldo Bacelar, destacou a satisfação do governo de dar a oportunidade de formalizar pequenos empreendimentos, alavancando a economia, a partir, principalmente, da geração de empregos.
- Esta e outras ações que estão sendo implementadas pelo município para transformar os trabalhadores informais em empreendedores são muito importantes, visto que essas pessoas têm uma capacidade intrínseca, mas não acham oportunidade para crescer”, ressaltou o secretário.
Habilitados para atuar no Programa Municipal de Microcrédito (Fundecam Solidário), os agentes aguardarão a assinatura de contrato de parceria com duas instituições bancárias e posteriormente, a formação do Comitê de Crédito, para que os primeiros projetos elaborados por eles sejam aprovados e financiados. A expectativa, conforme informou o presidente do Fundecam, Eduardo Crespo, é que isso aconteça até o começo de dezembro.
- Enquanto isso, até que haja a implantação das Unidades Municipais de Empreendedorismo, os agentes vão iniciar um trabalho de campo, com visitas àqueles que estão pré-cadastrados no Fundecam e buscando estrategicamente, identificar nas comunidades, lideranças, como presidentes de associações de moradores e profissionais de rádios comunitárias, que possam nos auxiliar no programa de crédito”, detalhou Eduardo.
Segundo o presidente do Fundecam, concomitantemente, uma minuta de propostas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil será encaminhada à Procuradoria Geral do Município para que os convênios sejam assinados. Somente após a celebração das parcerias com as instituições financeiras, poderá ser montado o Comitê de Crédito, que será formado por três representantes do poder público municipal e dois da sociedade civil organizada, sendo um deles, um agente financeiro. “A nossa perspectiva é que, até início de dezembro, realizemos a primeira reunião do Comitê de Crédito, com a aprovação dos primeiros projetos financiados pelo Fundecam Solidário”.
A meta, de acordo com Eduardo, é que sejam financiados mais de 100 contratos por mês e o índice de inadimplência não ultrapasse a 3%. Caso contrário, segundo o presidente do Fundecam, as ações serão reavaliadas. “Vamos ter um acompanhamento periódico. Além disso, o Conselho Gestor vai criar regras para nortear essas ações dos agentes e dar autonomia ao Comitê de Crédito”, finalizou Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















