Notícia no detalhe
Fundecam diploma agentes municipais de Empreendedorismo
Os 14 servidores efetivos selecionados como Agentes Municipais de Empreendedorismo (AMEs) do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) foram diplomados nesta quarta-feira (10), em solenidade realizada no auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura. Representando o prefeito Nelson Nahim, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Eraldo Bacelar, destacou a satisfação do governo de dar a oportunidade de formalizar pequenos empreendimentos, alavancando a economia, a partir, principalmente, da geração de empregos.
- Esta e outras ações que estão sendo implementadas pelo município para transformar os trabalhadores informais em empreendedores são muito importantes, visto que essas pessoas têm uma capacidade intrínseca, mas não acham oportunidade para crescer”, ressaltou o secretário.
Habilitados para atuar no Programa Municipal de Microcrédito (Fundecam Solidário), os agentes aguardarão a assinatura de contrato de parceria com duas instituições bancárias e posteriormente, a formação do Comitê de Crédito, para que os primeiros projetos elaborados por eles sejam aprovados e financiados. A expectativa, conforme informou o presidente do Fundecam, Eduardo Crespo, é que isso aconteça até o começo de dezembro.
- Enquanto isso, até que haja a implantação das Unidades Municipais de Empreendedorismo, os agentes vão iniciar um trabalho de campo, com visitas àqueles que estão pré-cadastrados no Fundecam e buscando estrategicamente, identificar nas comunidades, lideranças, como presidentes de associações de moradores e profissionais de rádios comunitárias, que possam nos auxiliar no programa de crédito”, detalhou Eduardo.
Segundo o presidente do Fundecam, concomitantemente, uma minuta de propostas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil será encaminhada à Procuradoria Geral do Município para que os convênios sejam assinados. Somente após a celebração das parcerias com as instituições financeiras, poderá ser montado o Comitê de Crédito, que será formado por três representantes do poder público municipal e dois da sociedade civil organizada, sendo um deles, um agente financeiro. “A nossa perspectiva é que, até início de dezembro, realizemos a primeira reunião do Comitê de Crédito, com a aprovação dos primeiros projetos financiados pelo Fundecam Solidário”.
A meta, de acordo com Eduardo, é que sejam financiados mais de 100 contratos por mês e o índice de inadimplência não ultrapasse a 3%. Caso contrário, segundo o presidente do Fundecam, as ações serão reavaliadas. “Vamos ter um acompanhamento periódico. Além disso, o Conselho Gestor vai criar regras para nortear essas ações dos agentes e dar autonomia ao Comitê de Crédito”, finalizou Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa