Notícia no detalhe
História e diversidade em debate neste mês de maio no Museu
Nesta quinta-feira (10), no Museu Histórico de Campos, acontece a Mesa “130 anos de Abolição e Permanência do Racismo”. Outros eventos ao longo do mês abordam cultura negra e campista.
O mês de maio vai contar com uma extensa programação de palestras, mesas redondas e oficinas sobre história e diversidade cultural. Os eventos são organizados pela Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através das coordenações de Ciências Humanas e de Diversidade. As palestras são voltadas para professores da rede, mas abertas a comunidade escolar e acadêmica em geral.
Nesta quinta-feira (10), no Museu Histórico de Campos, acontece a Mesa de Debate “130 anos de Abolição e Permanência do Racismo” com os historiadores Rafaela Machado (Arquivo Municipal), Sérgio Risso (Neabi-Iff Campos), Clareth Reis (Neabi-Uenf). O evento acontece das 18h às 22h e os interessados podem se inscrever pelo email: cienciashumanas.smece@gmail.com, informando nome, identidade, telefone e, caso professor da rede municipal, matrícula e unidade escolar.
Curso de Campos — De 17 a 25 de maio, também no Museu, a partir das 18h30, será realizada a 15ª edição do curso Campos: Identidades, Memórias e Histórias. São apenas 100 vagas disponíveis. A inscrição será feita seguindo o mesmo procedimento do evento anterior. A abertura, no dia 17, contará com uma palestra da professora Marluce Guimarães com o tema “Campos: Diálogo Histórico-literários (Lendas)” e com uma oficina sobre o Ururau da Lapa.
No dia 23, será a vez do professor Joel Ferreira Mello falar sobre “Cerne em sede: Poesia Reunida”, dentro do espaço Campos: Diálogo Histórico-literários. No dia 24, o professor Carlos Eugênio Soares debaterá o tema “A Visita do Imperador”, também no espaço Campos: Diálogo Histórico-literários. Por fim, no dia 25, o mesmo professor ministrará uma aula de campo no Centro Histórico.
— O curso sobre Campos acontece em duas edições por ano. O objetivo é garantir educação patrimonial e noção de pertencimento ao professor para que ele seja um multiplicador desta perspectiva. Ninguém ama o que não conhece — explica Carmem Eugênia Sampaio, coordenadora de Diversidade da Smece e organizadora do curso.
Cultura Negra — Outro evento que debaterá a cultura negra, dentro das comemorações do mês da abolição da escravidão brasileira, será “Comunidades Negras do Norte Fluminense: Cultura e Resistência”, que acontece no dia 21, das 8h às 12h, na Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle) da Câmara Municipal de Campos. A palestra será ministrada por Tarianne da Silva Bertoza, que também ministrará uma oficina sobre confecção de boneca Abayomi. Inscrições através do email fundamental25smece@gmail.com.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/10/2025 17:14:37 Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
- 07/10/2025 17:08:30 Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
- 07/10/2025 16:40:47 Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
- 07/10/2025 15:46:27 Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
- 07/10/2025 15:03:22 Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
0710 17h08Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
0710 16h40Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
0710 15h46Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
0710 15h03Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município