Notícia no detalhe
História e diversidade em debate neste mês de maio no Museu
Nesta quinta-feira (10), no Museu Histórico de Campos, acontece a Mesa “130 anos de Abolição e Permanência do Racismo”. Outros eventos ao longo do mês abordam cultura negra e campista.
O mês de maio vai contar com uma extensa programação de palestras, mesas redondas e oficinas sobre história e diversidade cultural. Os eventos são organizados pela Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através das coordenações de Ciências Humanas e de Diversidade. As palestras são voltadas para professores da rede, mas abertas a comunidade escolar e acadêmica em geral.
Nesta quinta-feira (10), no Museu Histórico de Campos, acontece a Mesa de Debate “130 anos de Abolição e Permanência do Racismo” com os historiadores Rafaela Machado (Arquivo Municipal), Sérgio Risso (Neabi-Iff Campos), Clareth Reis (Neabi-Uenf). O evento acontece das 18h às 22h e os interessados podem se inscrever pelo email: cienciashumanas.smece@gmail.com, informando nome, identidade, telefone e, caso professor da rede municipal, matrícula e unidade escolar.
Curso de Campos — De 17 a 25 de maio, também no Museu, a partir das 18h30, será realizada a 15ª edição do curso Campos: Identidades, Memórias e Histórias. São apenas 100 vagas disponíveis. A inscrição será feita seguindo o mesmo procedimento do evento anterior. A abertura, no dia 17, contará com uma palestra da professora Marluce Guimarães com o tema “Campos: Diálogo Histórico-literários (Lendas)” e com uma oficina sobre o Ururau da Lapa.
No dia 23, será a vez do professor Joel Ferreira Mello falar sobre “Cerne em sede: Poesia Reunida”, dentro do espaço Campos: Diálogo Histórico-literários. No dia 24, o professor Carlos Eugênio Soares debaterá o tema “A Visita do Imperador”, também no espaço Campos: Diálogo Histórico-literários. Por fim, no dia 25, o mesmo professor ministrará uma aula de campo no Centro Histórico.
— O curso sobre Campos acontece em duas edições por ano. O objetivo é garantir educação patrimonial e noção de pertencimento ao professor para que ele seja um multiplicador desta perspectiva. Ninguém ama o que não conhece — explica Carmem Eugênia Sampaio, coordenadora de Diversidade da Smece e organizadora do curso.
Cultura Negra — Outro evento que debaterá a cultura negra, dentro das comemorações do mês da abolição da escravidão brasileira, será “Comunidades Negras do Norte Fluminense: Cultura e Resistência”, que acontece no dia 21, das 8h às 12h, na Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle) da Câmara Municipal de Campos. A palestra será ministrada por Tarianne da Silva Bertoza, que também ministrará uma oficina sobre confecção de boneca Abayomi. Inscrições através do email fundamental25smece@gmail.com.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/05/2025 18:41:08 IMTT realiza testes com ônibus elétrico na Estação de Integração de Donana
- 12/05/2025 17:05:02 Divulgada pontuação da entrevista e lista de classificados do Brasil Alfabetizado
- 12/05/2025 16:52:42 Equipe da Prefeitura visita empreendimento Novo Horizonte e se reúne com moradores
- 12/05/2025 14:44:30 Espaço da Oportunidade com 273 vagas de emprego nesta segunda-feira
- 12/05/2025 14:29:11 Taxista recebe o primeiro veículo financiado pelo FundeTáxi
IMTT realiza testes com ônibus elétrico na Estação de Integração de Donana
1205 17h05Divulgada pontuação da entrevista e lista de classificados do Brasil Alfabetizado
1205 16h52Equipe da Prefeitura visita empreendimento Novo Horizonte e se reúne com moradores
1205 14h44Espaço da Oportunidade com 273 vagas de emprego nesta segunda-feira
1205 14h29Taxista recebe o primeiro veículo financiado pelo FundeTáxi
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado