Notícia no detalhe
Campos vai sediar o 1º Congresso Estadual das Guardas Civis Municipais
Evento será realizado nesta quarta (9) e quinta (10), com a promoção de ciclo de palestras aberto ao público, no Teatro Trianon.
Em parceria com o Movimento Estadual Frente Pró-GMs, a Associação de Guardas Civis Municipais de Campos promove nesta quarta (9) e quinta-feira (10) o 1º Congresso Estadual das Guardas Civis Municipais do Rio de Janeiro. O tema central será os Avanços da Segurança Pública com o Advento da Lei 13022/14 e os Desafios de sua Implementação. A solenidade de abertura será na quarta-feira (9), a partir das 9h, no Teatro Municipal Trianon. A realização conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campos, Câmara de Vereadores de Campos e Conselho Nacional da Guarda Civil Municipal. As inscrições estão abertas e podem ser feitas a partir neste link.
A iniciativa foi idealizada pela Associação dos Guardas Civis Municipais (GCM) de Campos, e contará com autoridades de todo o país. De acordo com o presidente da Associação, Marlon Andrews, o foco da proposta é regulamentar na prática, determinações da Lei Federal implantada em 8 de agosto de 2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.
— A lei foi sancionada em 2014, mas ainda falta avançar. Existem leis e todo um ordenamento jurídico que ampara, estrutura, capacita a Guarda Civil Municipal, mas isso não está sendo cumprido. Dentre 92 municípios, são 81 com Guardas Municipais constituídas porém sem evolução disso. Aqui em Campos, graças à proatividade do prefeito Rafael Diniz, iniciamos um grupo de estudo e trabalho, e com isso estamos finalizando a criação do Estatuto da GCM do município, pautado justamente nesta lei federal — conta Marlon Andrews.
A Lei trata da criação de planos de carreira, porte de arma institucional e pessoal por parte dos agentes, inserção da GCM na segurança pública, entre outros itens. Tais temas serão abordados em debates abertos ao público, e com a presença do presidente do Conselho Nacional da Guarda Civil Municipal, autoridades de segurança pública, classe política, sociedade civil organizada, universidades, entre outros.
Palestras sobre os temas serão realizadas durante os dois dias de organização. Mais de 400 inscritos já estão confirmados, e a expectativa é de lotação máxima do Teatro Trianon, com mais de 800 presentes.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/07/2025 12:20:26 Assinatura do adicional de 3% para professores e pedagogos iniciada nessa terça
- 16/07/2025 11:34:52 Educação ambiental e aviação se encontram em dia especial para alunos de Farol
- 16/07/2025 09:30:32 Pique Novo e Rastapé vão animar público no Festival Sesc de Inverno, em Farol
- 16/07/2025 08:15:13 Simpósio Municipal de Educação vai debater Práticas e Diálogos Sobre Alfabetização
- 15/07/2025 19:00:35 Wladimir comemora aprovação unânime do PL do Semiárido no Senado
Assinatura do adicional de 3% para professores e pedagogos iniciada nessa terça
1607 11h34Educação ambiental e aviação se encontram em dia especial para alunos de Farol
1607 09h30Pique Novo e Rastapé vão animar público no Festival Sesc de Inverno, em Farol
1607 08h15Simpósio Municipal de Educação vai debater Práticas e Diálogos Sobre Alfabetização
1507 19h00Wladimir comemora aprovação unânime do PL do Semiárido no Senado
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
4Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Contribuintes podem aderir ao Programa Regularize 2025 até o dia 30 de julho