Notícia no detalhe
Saúde, educação e consciência socioambiental no Ciep Villa Lobos
O Ciep Villa Lobos, em Guarus, deu exemplo de como unir educação, saúde e consciência socioambiental. Alunos e professores produziram, desde o início do ano, diversos objetos lúdicos com materiais recicláveis.
O Ciep Villa Lobos, em Guarus, deu exemplo de como unir educação, saúde e consciência socioambiental. Alunos e professores produziram, desde o início do ano, diversos objetos lúdicos com materiais recicláveis para estudar saúde bucal. Para parabenizar o trabalho, nesta quarta-feira (25), a escola recebeu a visita do secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto; o gerente de Educação Ambiental, Júlio Carlos Júnior; e a equipe do Clube do Dentinho Saudável.
Empenhado na causa ambiental, em 2017, o Ciep Villa Lobos foi o segundo colocado no projeto “Reciclando Hábitos” da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, que reuniu 14 escolas. O objetivo do programa era transformar os estudantes em multiplicadores de educação ambiental. A proposta funcionou e, como conta a diretora Rita de Cássia Abreu, foi recolhido cerca de uma tonelada de recicláveis só pela Villa Lobos. Neste ano, um novo projeto já está em vista para coleta na escola.
— Eu sou uma incentivadora, mas o trabalho que realizamos é o chão de nossa escola, é feito por todos no dia-a-dia da sala de aula. Ano passado, tivemos segundo lugar no projeto Reciclando Hábitos e, neste ano, usaremos o recolhimento de garrafas peti para atividades pedagógicas de matemática e, posteriormente, faremos a troca por material de limpeza para a escola graças a uma parceria com um microempresário da comunidade — comentou Rita de Cássia.
Leonardo Barreto ressalta a importância de a educação ambiental ser passada para as crianças como uma necessidade atual. A reciclagem se mostra uma aliada na produção de diversos produtos, inclusive artefatos lúdicos como os feitos no Ciep.
— Foi um excelente trabalho utilizando material reciclável para passar informações sobre saúde bucal. Acho que essa é uma forma fantástica de transmitir conhecimento. Fiquei impressionado com o trabalho da escola. Acho que esse comprometimento e a participação dos alunos nos incentiva mais e nos dá novas ideias de trabalhos que podemos fazer — disse Leonardo.
Entre a produção dos alunos, estão fantoches feitos com caixinha de milho e canjiquinha para representar os dentes. Também foram criadas dentaduras com cartelas de ovos, entre outras ideias criativas. O estudante Uélton Vasconcelos, de 11 anos, se alegra ao contar que participou do processo de reciclagem e aprendeu muito sobre saúde bucal. "Eu trouxe muitas garrafas peti para a escola. E, com as atividades que fizemos, aprendi muita coisa sobre os cuidados com os dentes. Eu aprendi que temos que escovar os dentes sempre depois do café da manhã, do almoço, do jantar e depois de comer doces", contou Uélton.
As coordenadoras do Dentinho Saudável, Conceição Tavares e Adriana Coelho, estiveram na escola no final do último mês com a campanha “Quero um Sorriso de Campeão” e logo se surpreenderam com o empenho da escola.
— Nós ficamos tão encantadas com o trabalho das crianças, das professoras e da direção que voltamos para parabenizar esta iniciativa. Nós estivemos na escola em março com a campanha “Quero um Sorriso de Campeão” e, quando chegamos, já encontramos vários trabalhos lindos produzidos. Antes das visitas, enviamos ideias que podem ser desenvolvidas com as crianças, mas nos surpreendemos com a produção desta escola — disse Conceição.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/05/2025 10:24:27 Cirurgia da “língua presa” já beneficiou mais de 1.200 bebês em quatro anos
- 12/05/2025 10:07:43 Megaentrevista atrai candidatos para empresa em expansão na cidade
- 12/05/2025 09:02:32 IMTT divulga itinerário da segunda semana de testes do ônibus elétrico
- 12/05/2025 08:48:59 Prefeitura realiza reparos em vias com prioridade estratégica para a mobilidade
- 12/05/2025 08:37:21 Ferreira Machado avança com mais de 170 cirurgias ortopédicas eletivas em 2025
Cirurgia da “língua presa” já beneficiou mais de 1.200 bebês em quatro anos
1205 10h07Megaentrevista atrai candidatos para empresa em expansão na cidade
1205 09h02IMTT divulga itinerário da segunda semana de testes do ônibus elétrico
1205 08h48Prefeitura realiza reparos em vias com prioridade estratégica para a mobilidade
1205 08h37Ferreira Machado avança com mais de 170 cirurgias ortopédicas eletivas em 2025
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto