Notícia no detalhe
Rui Oliveira, um dos maiores ilustradores do Brasil, na Bienal
Professores e profissionais que lidam com imagens ou simplesmente para quem se interessa pelo mundo da imagem tiveram a oportunidade de conhecer de perto o autor Rui Oliveira, um dos maiores ilustradores do Brasil. No Espaço Café, montado na 6ª Bienal do Livro, o autor mostrou em slides, o livro “Pelos Jardins Boboli – Reflexões Sobre a Arte de Ilustrar”, com comentários sobre os maiores ilustradores e os filmes de animação mais interessante do mundo.
Segundo Rui, toda boa ilustração estimula a capacidade verbal. “Quando se olha uma imagem, você tem vontade de narrar. Crianças que observam imagens desde pequenas, vão gostar de ler, pois a imagem é um estimulante da leitura”, ressaltou.
- Toda imagem narrativa está sempre associada a um texto palavra”, disse o ilustrador, informando que uma boa ilustração é aquela que o olhar caminha por ela e, geralmente, está contando uma boa história, aumentando o interesse das crianças.
No final da conversa, Rui sorteou o livro “Pelos Jardins Boboli – Reflexões Sobre a Arte de Ilustrar”. A sortuda foi a professora de artes, Karina Barra Gomes. Ela garantiu que vai fazer um bom uso do livro, autografado pelo autor.
Currículo – Rui de Oliveira é professor há 25 anos, no curso de Desenho Industrial da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez mestrado e doutorado em Comunicação e Estética do Audiovisual na Escola de Comunicações e Artes da USP. Obteve 18 prêmios como ilustrador no Brasil e no exterior. Em 1975 foi contratado pela Rede Globo como diretor de Arte. Fez aberturas de novelas, sendo seu principal trabalho na emissora, a direção de arte da série Sítio do Picapau Amarelo.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/03/2026 18:11:52 Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
- 12/03/2026 16:53:46 Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
- 12/03/2026 16:45:35 Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
- 12/03/2026 15:56:37 Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
- 12/03/2026 15:13:19 Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
1203 16h45Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
1203 15h56Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
1203 16h53Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
1203 15h13Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















