Notícia no detalhe
Brasil e África na 6ª Bienal do Livro
A ficção contemporânea: conexão Brasil-África. Esse foi o tema da palestra do escritor Sérgio Sant`Anna e do também escritor angolano, Ondjaki, na sexta-feira (05), dentro do espaço Café Literário na 6ª Bienal do Livro de Campos, que se estende até dia 14. As 150 senhas distribuídas para a palestra – esta é a capacidade do espaço – foi pouca para a quantidade de pessoas que queriam participar da mesa redonda, mediada pela professora de literatura, Suzana Vargas.
Os dois autores escrevem contos e romances e, a partir daí, surgiu a pergunta que causou uma certa polêmica: “Onde termina um conto e começa um romance”. A opinião de Sant`Anna se parece com a de Ondjaki.
Para Sant`Annna, o romance é um gênero que se expande por múltiplos pontos de vista, embora nada, sem sua opinião, seja verdade absoluta. Neste caso ele cita Guimarães Rosa, que conta que o “Grande serão veredas” começou como um conto e se transformou em romance.
Ondjaki explica que “sente” quando vai escrever um conto e quando pára para isso, tem tudo mais ou menos planejado em sua cabeça. No entanto, nada impede deste ser transformado em um romance. “Não tenho muito essa preocupação”, diz.
Outro ponto comum dos escritores é sobre a estrutura, programação e localização da 6ª Bienal do Livro. Segundo eles, não poderia ser melhor. “Vocês podem ver. A bienal reúne o melhor, até meu amigo Mia Couto estará aqui”, analisa Ondjaki.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 17:59:54 Refeições do Restaurante do Povo na Praça da República a partir de segunda
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
Refeições do Restaurante do Povo na Praça da República a partir de segunda
0305 15h51Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18