Notícia no detalhe
Brasil e África na 6ª Bienal do Livro
A ficção contemporânea: conexão Brasil-África. Esse foi o tema da palestra do escritor Sérgio Sant`Anna e do também escritor angolano, Ondjaki, na sexta-feira (05), dentro do espaço Café Literário na 6ª Bienal do Livro de Campos, que se estende até dia 14. As 150 senhas distribuídas para a palestra – esta é a capacidade do espaço – foi pouca para a quantidade de pessoas que queriam participar da mesa redonda, mediada pela professora de literatura, Suzana Vargas.
Os dois autores escrevem contos e romances e, a partir daí, surgiu a pergunta que causou uma certa polêmica: “Onde termina um conto e começa um romance”. A opinião de Sant`Anna se parece com a de Ondjaki.
Para Sant`Annna, o romance é um gênero que se expande por múltiplos pontos de vista, embora nada, sem sua opinião, seja verdade absoluta. Neste caso ele cita Guimarães Rosa, que conta que o “Grande serão veredas” começou como um conto e se transformou em romance.
Ondjaki explica que “sente” quando vai escrever um conto e quando pára para isso, tem tudo mais ou menos planejado em sua cabeça. No entanto, nada impede deste ser transformado em um romance. “Não tenho muito essa preocupação”, diz.
Outro ponto comum dos escritores é sobre a estrutura, programação e localização da 6ª Bienal do Livro. Segundo eles, não poderia ser melhor. “Vocês podem ver. A bienal reúne o melhor, até meu amigo Mia Couto estará aqui”, analisa Ondjaki.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles