Notícia no detalhe
Secretários e superintendentes debatem políticas públicas para a população negra
Iniciativa da Superintendência da Igualdade Racial uniu representantes de diversões órgãos da Prefeitura, para a realização de uma força-tarefa com ações emergenciais nas áreas de maior vulnerabilidade social.
Representantes de diversas secretarias e superintendências da Prefeitura de Campos se reuniram nesta quarta-feira (11) para edificação de políticas públicas transversais de igualdade racial com foco prioritário em áreas de maior concentração de população de pretos e pardos. A reunião foi um desdobramento do Encontro para Discussão sobre a Juventude Negra (Endijune), realizado no dia 21 de março, com representantes da sociedade civil.
A iniciativa da Superintendência da Igualdade Racial uniu representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Segundo a superintendente da Igualdade Racial, Lúcia Talabi, foi expressa a necessidade de uma força-tarefa que una os diversos equipamentos da prefeitura para ações emergenciais nas áreas de maior vulnerabilidade social e com cerceamento histórico de direitos.
— O Encontro para Discussão sobre a Juventude Negra foi feito, justamente, para que pudéssemos estreitar laços com a sociedade civil e com outras instituições. De lá, saíram diversas propostas e pudemos ver a importância dessas demandas. Como desdobramento, agora, buscamos este primeiro encontro, para iniciar um trabalho conjunto e urgente para a juventude negra, usando como base as reinvindicações da sociedade — disse Lúcia.
De acordo com o diagnóstico feito pela Supir, os bairros com maior concentração de população negra em Campos são: Codin, Industrial, Eldorado, Santa Rosa e Custodópolis. Segundo a diretora de Pesquisas da Supir, Simone Pedro, através de trabalho integrado entre secretarias, políticas públicas serão direcionadas especificamente a estas áreas.
— Através do encontro de 21 de março detectamos a questão emergencial de se promover políticas voltadas para a juventude negra em Campos. Precisamos criar uma força-tarefa entre os órgãos que foram convocados para diminuir o nível de exclusão social no qual se encontra o jovem negro em Campos e tentar afastá-lo da insegurança que vem sofrendo — relatou.
Entre os participantes, a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes, pontuou algumas possibilidades e se mostrou unida ao trabalho por uma política pública transversal. “Há projetos que buscaremos implementar e buscaremos dar prioridade às áreas que mais carecem destes incentivos à arte, à cultura e às atividades com viés econômico. Já estamos em trâmite para a consolidação de um projeto em parceria com o governo federal. Este projeto integra programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer”, disse.
Também participaram da reunião o superintendente adjunto da Supir, Antônio Barreto; a diretora de territórios da superintendência, Ianani Dias; o diretor de projetos, Diogo Lima; além do subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Mario Sergio Cardoso; a diretora de Direitos Humanos da SMDHS, Vanessa Henriques; a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Bianca Firmino e a chefe de gabinete da Smece, Roberta Barcellos.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 18:07:34 Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
- 11/03/2026 17:20:52 Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
- 11/03/2026 16:55:52 Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
- 11/03/2026 15:53:48 Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
- 11/03/2026 14:37:30 Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
1103 17h20Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
1103 16h55Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
1103 15h53Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
1103 14h37Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro
6Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval




















