Notícia no detalhe
Secretários e superintendentes debatem políticas públicas para a população negra
Iniciativa da Superintendência da Igualdade Racial uniu representantes de diversões órgãos da Prefeitura, para a realização de uma força-tarefa com ações emergenciais nas áreas de maior vulnerabilidade social.
Representantes de diversas secretarias e superintendências da Prefeitura de Campos se reuniram nesta quarta-feira (11) para edificação de políticas públicas transversais de igualdade racial com foco prioritário em áreas de maior concentração de população de pretos e pardos. A reunião foi um desdobramento do Encontro para Discussão sobre a Juventude Negra (Endijune), realizado no dia 21 de março, com representantes da sociedade civil.
A iniciativa da Superintendência da Igualdade Racial uniu representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Segundo a superintendente da Igualdade Racial, Lúcia Talabi, foi expressa a necessidade de uma força-tarefa que una os diversos equipamentos da prefeitura para ações emergenciais nas áreas de maior vulnerabilidade social e com cerceamento histórico de direitos.
— O Encontro para Discussão sobre a Juventude Negra foi feito, justamente, para que pudéssemos estreitar laços com a sociedade civil e com outras instituições. De lá, saíram diversas propostas e pudemos ver a importância dessas demandas. Como desdobramento, agora, buscamos este primeiro encontro, para iniciar um trabalho conjunto e urgente para a juventude negra, usando como base as reinvindicações da sociedade — disse Lúcia.
De acordo com o diagnóstico feito pela Supir, os bairros com maior concentração de população negra em Campos são: Codin, Industrial, Eldorado, Santa Rosa e Custodópolis. Segundo a diretora de Pesquisas da Supir, Simone Pedro, através de trabalho integrado entre secretarias, políticas públicas serão direcionadas especificamente a estas áreas.
— Através do encontro de 21 de março detectamos a questão emergencial de se promover políticas voltadas para a juventude negra em Campos. Precisamos criar uma força-tarefa entre os órgãos que foram convocados para diminuir o nível de exclusão social no qual se encontra o jovem negro em Campos e tentar afastá-lo da insegurança que vem sofrendo — relatou.
Entre os participantes, a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes, pontuou algumas possibilidades e se mostrou unida ao trabalho por uma política pública transversal. “Há projetos que buscaremos implementar e buscaremos dar prioridade às áreas que mais carecem destes incentivos à arte, à cultura e às atividades com viés econômico. Já estamos em trâmite para a consolidação de um projeto em parceria com o governo federal. Este projeto integra programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer”, disse.
Também participaram da reunião o superintendente adjunto da Supir, Antônio Barreto; a diretora de territórios da superintendência, Ianani Dias; o diretor de projetos, Diogo Lima; além do subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Mario Sergio Cardoso; a diretora de Direitos Humanos da SMDHS, Vanessa Henriques; a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Bianca Firmino e a chefe de gabinete da Smece, Roberta Barcellos.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda