Notícia no detalhe
Produtores participam da Chamada da Agricultura Familiar para merenda
Agricultores apresentaram documentos para se habilitarem a fornecer, durante três meses, gêneros para a merenda as unidades escolares da rede municipal.
Produtores rurais de diversos assentamentos de Campos atenderam nesta segunda-feira (9), no auditório da Prefeitura, ao aviso da “II Chamada Pública da Agricultura Familiar”, a primeira do ano, realizada em Diário Oficial pela Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Eles apresentaram documentos para se habilitarem a fornecer, durante três meses, gêneros para a merenda as unidades escolares da rede municipal.
— Por lei, temos que comprar pelo menos 30% da merenda de produtores familiares. E além de estimular a geração de renda local, trabalhamos também para melhorar a qualidade nutricional da merenda, substituindo produtos industrializados por naturais. Estamos também orientando a produzirem poupa de fruta, para agregar valor à produção — explica a diretora de do Departamento de Nutrição da Emece, Alessandra Frasnelli.
De forma individual ou representando grupos com até mais de seis agricultores, os produtores apresentaram os documentos exigidos: Projeto de Venda, Declaração de Produção Própria, CPF e Extrato da DAP (Declaração de Aptidão à Agricultura Familiar). Participaram também alguns produtores de municípios vizinhos, como São Fidélis e São Francisco de Itabapoana, e da parte Sul do estado do Espírito Santo. O resultado sai ainda esta semana.
— Desde 2015 já fornecemos abóbora, aipim e batata doce, mas agora vamos acrescentar abobrinha verde e couve — disse Valdecir Rangel, de 65 anos, representando um grupo de seis produtores do assentamento Ilha Grande, na Baixada Campista. “Espero ter a documentação aprovada e também passar a fornecer para as escolas municipais”, completou Sandra Miranda, 52, que planta beterraba, aipim e batata doce.
O modelo de chamada utilizado pelo governo Rafael Diniz já levou a uma economia em torno de R$ 3 milhões, se comparado ao gasto de 2016, quando o governo anterior comprou alimentos até do Sul do país. No ano passado, para facilitar a Chamada ao produtor local, o departamento de Nutrição da Smece reuniu agricultores familiares do município e explicou o modelo, sobre quais gêneros seriam adquiridos e a quantidade para que, facilitando o planejamento.
— Com maior organização e melhoramento da logística, o que vem sendo implementado, temos tudo para ir aumentando, ainda mais, essa participação do agricultor familiar, especialmente dos assentamentos, no fornecimento da merenda na rede estadual. É um tipo de rede em que todos ganham: a economia, com a geração de renda local, e os alunos das nossas escolas, com alimento de melhor qualidade — acrescenta o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.
Participaram ainda a representante de Apoio Logístico da Superintendência de Agricultura, Layra Pré; a agente de Desenvolvimento Social da EMATER-RJ Luiza Saramago; a nutricionista da Smece Janymara Rodrigues, e a consultora do Sebrae-RJ Gleiciane Pimentel, que auxiliou na elaboração dos projetos de venda.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda