Notícia no detalhe
Produtores participam da Chamada da Agricultura Familiar para merenda
Agricultores apresentaram documentos para se habilitarem a fornecer, durante três meses, gêneros para a merenda as unidades escolares da rede municipal.
Produtores rurais de diversos assentamentos de Campos atenderam nesta segunda-feira (9), no auditório da Prefeitura, ao aviso da “II Chamada Pública da Agricultura Familiar”, a primeira do ano, realizada em Diário Oficial pela Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Eles apresentaram documentos para se habilitarem a fornecer, durante três meses, gêneros para a merenda as unidades escolares da rede municipal.
— Por lei, temos que comprar pelo menos 30% da merenda de produtores familiares. E além de estimular a geração de renda local, trabalhamos também para melhorar a qualidade nutricional da merenda, substituindo produtos industrializados por naturais. Estamos também orientando a produzirem poupa de fruta, para agregar valor à produção — explica a diretora de do Departamento de Nutrição da Emece, Alessandra Frasnelli.
De forma individual ou representando grupos com até mais de seis agricultores, os produtores apresentaram os documentos exigidos: Projeto de Venda, Declaração de Produção Própria, CPF e Extrato da DAP (Declaração de Aptidão à Agricultura Familiar). Participaram também alguns produtores de municípios vizinhos, como São Fidélis e São Francisco de Itabapoana, e da parte Sul do estado do Espírito Santo. O resultado sai ainda esta semana.
— Desde 2015 já fornecemos abóbora, aipim e batata doce, mas agora vamos acrescentar abobrinha verde e couve — disse Valdecir Rangel, de 65 anos, representando um grupo de seis produtores do assentamento Ilha Grande, na Baixada Campista. “Espero ter a documentação aprovada e também passar a fornecer para as escolas municipais”, completou Sandra Miranda, 52, que planta beterraba, aipim e batata doce.
O modelo de chamada utilizado pelo governo Rafael Diniz já levou a uma economia em torno de R$ 3 milhões, se comparado ao gasto de 2016, quando o governo anterior comprou alimentos até do Sul do país. No ano passado, para facilitar a Chamada ao produtor local, o departamento de Nutrição da Smece reuniu agricultores familiares do município e explicou o modelo, sobre quais gêneros seriam adquiridos e a quantidade para que, facilitando o planejamento.
— Com maior organização e melhoramento da logística, o que vem sendo implementado, temos tudo para ir aumentando, ainda mais, essa participação do agricultor familiar, especialmente dos assentamentos, no fornecimento da merenda na rede estadual. É um tipo de rede em que todos ganham: a economia, com a geração de renda local, e os alunos das nossas escolas, com alimento de melhor qualidade — acrescenta o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.
Participaram ainda a representante de Apoio Logístico da Superintendência de Agricultura, Layra Pré; a agente de Desenvolvimento Social da EMATER-RJ Luiza Saramago; a nutricionista da Smece Janymara Rodrigues, e a consultora do Sebrae-RJ Gleiciane Pimentel, que auxiliou na elaboração dos projetos de venda.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
- 13/05/2025 14:40:24 Campos Challenge Festival de Basquete neste fim de semana no Ginásio da FME
- 13/05/2025 13:28:42 Campos ganha mais um reforço na política de apoio à mulher
- 13/05/2025 13:21:21 Prefeito Wladimir recebe o primeiro taxista beneficiado com o FundeTáxi
- 13/05/2025 09:07:14 Reunião alinha os últimos detalhes para a Liga Universitária Campista de 2025
Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
1305 14h40Campos Challenge Festival de Basquete neste fim de semana no Ginásio da FME
1305 13h28Campos ganha mais um reforço na política de apoio à mulher
1305 13h21Prefeito Wladimir recebe o primeiro taxista beneficiado com o FundeTáxi
1305 09h07Reunião alinha os últimos detalhes para a Liga Universitária Campista de 2025
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado