Notícia no detalhe
Rafael Diniz reinaugura laboratório de informática da escola da Tapera
Unidade da Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento é uma das 30 reativadas este ano, pela Prefeitura, depois de quase 8 anos fechadas. A meta é de que até o final de 2018 sejam mais de 100 salas em funcionamento.
O prefeito Rafael Diniz reinaugurou oficialmente, nesta quarta-feira (4), o laboratório de informática da Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento, na Tapera, um dos 30 reativados pela Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) este ano. Até o final do semestre a meta é chegar a 50 laboratórios ativos e, até dezembro, serão mais de 100. Os espaços ficaram fechados por quase oito anos.
— Como eu sempre digo, não existe caminho para uma transformação de verdade que não seja pela educação. Garantir acesso à tecnologia aos nossos alunos, que foram privados disso por tantos anos, é muito importante e uma alegria muito grande para nós. Todos os pais querem que seus filhos tenham essa oportunidade - até para poder prepará-lo para o mercado de trabalho futuramente. Aos poucos nós vamos conseguir a educação que desejamos, pois a transformação de 239 unidades não se faz da noite para o dia. Mas, com esforço, dedicação e responsabilidade, conseguiremos — frisou o prefeito.
Nos próximos dias serão reabertos outros dois laboratórios: o da Escola Municipal José de Anchieta, no Xexé (Farol), e o da Escola Municipal Manoel Coelho, em Goitacazes. "Estamos levando inclusão digital aos nossos estudantes, inclusive de unidades mais afastadas da área urbana, onde o acesso à informática é ainda mais difícil. Tudo isso é possível graças a uma gestão inteligente, sem gastos irresponsáveis", destaca o secretário de Educação, Brand Arenari.
Os laboratórios funcionam como um complemento pedagógico. Neles, os estudantes trabalham com jogos e programas educacionais, têm acesso à internet, videoaulas e a um banco de atividades práticas, reunidas e produzidas pelos profissionais da Smece ao longo de 2017.
Para a estudante do quarto ano Echyrle Vitória, de 12 anos, a aula no laboratório é a parte mais esperada. “A gente aprende muita coisa legal aqui e se diverte. Eu tinha computador em casa, mas meu pai precisou vender, então é aqui onde aprendo a mexer”, confessa.
De acordo com a coordenadora do Programa Escola Conectada 3.0 da Smece, Anna Karina Vieira de Azevedo, uma outra etapa do projeto, voltada exclusivamente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), já começou a ser colocada em prática na E. M. Maria Lúcia, no Turfe Clube, e na E.M. Amaro Prata Tavares, no Centro. “O estudante da EJA é adulto, precisa de um enfoque diferenciado. Por este motivo, desenvolvemos para eles cursos de capacitação em informática básica. Esta ferramenta o auxiliará no mercado de trabalho”, enfatiza.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais em e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
- 13/05/2025 14:40:24 Campos Challenge Festival de Basquete neste fim de semana no Ginásio da FME
- 13/05/2025 13:28:42 Campos ganha mais um reforço na política de apoio à mulher
- 13/05/2025 13:21:21 Prefeito Wladimir recebe o primeiro taxista beneficiado com o FundeTáxi
Estradas do Produtor recupera vicinais em e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
1305 14h40Campos Challenge Festival de Basquete neste fim de semana no Ginásio da FME
1305 13h28Campos ganha mais um reforço na política de apoio à mulher
1305 13h21Prefeito Wladimir recebe o primeiro taxista beneficiado com o FundeTáxi
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado