Notícia no detalhe
Portadores de tuberculose contam com atendimento gratuito
Os portadores de tuberculose contam com o Programa de Controle da Tuberculose, em Campos. O atendimento é feito no Centro de Referência Augusto Guimarães (ao lado do Hospital Geral de Guarus), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Causada pela bactéria Bacilo de Koch, a tuberculose apresenta os seguintes sintomas clássicos: tosse, febre à tarde, sudorese noturna, falta de ar e, eventualmente, escarros sanguíneos e perda de peso.
Segundo o coordenador do Centro, Luiz Clóvis Parente, a unidade presta os serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento, com o objetivo de controlar a doença no município. O tratamento dura, em média, seis meses e é gratuito. Por dia, são atendidos cerca de 40 novos pacientes – geralmente aqueles considerados sintomáticos respiratórios, isto é, que apresentam tosse com expectoração há mais de três semanas.
– Os exames fundamentais para o diagnostico são: baciloscopia de escarro (de preferência o matinal, acumulado na árvore respiratória durante a noite) e a radiografia de tórax. A tuberculose tem cura em praticamente 100% dos casos e a resistência ao tratamento padronizado no Brasil não atinge 2%, sendo que o fundamental é o compromisso do paciente ao tratamento – explica o coordenador.
Segundo ele, os pacientes consultados têm direito a um lanche. Os que estão em tratamento recebem vale-transporte. “Distribuímos de 30 a 40 cestas básicas por mês e também dispomos de ambulância para buscar em casa, os pacientes que não têm condições de se locomover”, ressalta.
O local é dotado de salas equipadas com filtros absolutos (Hepa), atendendo orientações de biossegurança preconizados pela Anvisa. De janeiro a agosto deste ano foram realizados 882 atendimentos no serviço social e 2.714 consultas médicas. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar. Os familiares dos pacientes também são examinados. Os medicamentos, gratuitos, são fornecidos pelo Ministério da Saúde.
Entre os pacientes atendidos pelo programa, está o fotógrafo Juarez Fernandes Oliveira, que desde agosto está curado. “O atendimento é muito bom, eles dão até lanche enquanto estamos esperando para ser consultados. Os funcionários são muito educados e se preocupam conosco”, destaca.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/05/2025 09:16:40 Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
- 19/05/2025 09:05:24 Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
- 19/05/2025 08:44:39 Prefeitura viabiliza acolhimento de idoso no Monsenhor Severino
- 19/05/2025 08:31:02 Estradas do Produtor chega à Baixada Campista nesta semana
- 19/05/2025 08:09:51 Hospital Ferreira Machado se consolida como referência em urgência pediátrica
Divulgado resultado parcial dos projetos submetidos no Programa Mais Ciência
1905 09h05Alunos concluem aula prática no 4º dia do curso de Operador de Máquinas Pesadas
1905 08h44Prefeitura viabiliza acolhimento de idoso no Monsenhor Severino
1905 08h31Estradas do Produtor chega à Baixada Campista nesta semana
1905 08h09Hospital Ferreira Machado se consolida como referência em urgência pediátrica
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa