Notícia no detalhe
Reflexão e confraternização na Páscoa da Casa de Passagem Municipal
Cerca de 30 assistidos participaram do encontro desta quarta-feira (28) junto ao corpo técnico e ao subsecretario de Desenvolvimento Humano e Social, Rogério Matoso.
A Páscoa foi tema de reflexão na Casa de Passagem Municipal nesta quarta-feira (28) unindo os acolhidos da entidade aos do Lar Cidadão. Com o símbolo do renascimento, a data festiva foi um momento para pessoas que estiveram em situação de rua repensarem seus caminhos e traçarem novos sonhos. Cerca de 30 assistidos participaram do encontro junto ao corpo técnico e ao subsecretario de Desenvolvimento Humano e Social, Rogério Matoso.
— O trabalho nestes lares é muito bonito. Quando vejo nossos equipamentos da Secretaria e seus servidores, fica claro que só um ser humano é capaz de resgatar outro nos momentos de necessidade. Os laços criados com a pessoa na cama ao lado no abrigo, com os funcionários e os amigos dão força para trilharem novos caminhos. Tenho que parabenizar o lindo trabalho executado aqui — disse Rogério Matoso.
Em uma roda de conversa, o momento foi de emoção e também de sorrisos, com direito a cordel recitado pelo subsecretário. A coordenadora da Casa de Passagem, Ângela Ventura, explica que os momentos de encontro são necessários aos abrigados. Eles têm de 18 a 59 anos e têm liberdade de ir e vir. No local fazem refeições, assistem televisão, praticam atividades em grupos e se preparam para recomeçar suas vidas.
—Acolhemos homens, mulheres e, às vezes, famílias inteiras. Muitos chegam devido a dependências, alguns apresentam problemas neurológicos, mas todos são incentivados a recomeçar suas vidas. Procuramos realizar momentos de interação como este com foco na reflexão. A Páscoa nos traz este símbolo que é o renascimento e é isso que desejamos para todos que aqui estão — comentou Ângela.
Com a apresentação de todos e espaço para se expressarem, teve quem se emocionasse e quem dividisse suas experiências com o grupo, como Salomão Santos, que pensou em deixar o Lar Cidadão nesta manhã e percebeu que ainda não era a hora.
— Este dia começou triste e termina feliz. Que bom que estamos aqui para refletir sobre a Páscoa que, para mim, significa esperança e vida. Aqui somos mais que amigos, somos iguais. Vivo no Lar Cidadão e aprendi que se correr demais, a gente pode cair. Temos que seguir com um passo de cada vez — disse Salomão.
Depois do bate-papo, foi hora de um lanche especial. A confraternização contou com canjica entre outros quitutes para os acolhidos. O psicólogo da Casa de Passagem, Júlio Pinho, comenta que sair da rotina institucional também é importante.
— Praticamente todos se conhecem, mas nestes momentos podem ficar tímidos. Por isso, é importante que sejam realizadas as confraternizações, para que eles não fiquem acostumados apenas com a rotina institucional. Aqui, realizo muitos trabalhos com grupos de reflexão e dinâmicas para repensar o que aconteceu que trouxe cada um até aqui. É importante que eles tenham seu momento de fala e que sejam ouvidos — comentou.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda