Notícia no detalhe
CreSer garante atendimento integral aos adolescentes e às famílias
Programa trabalha preventivamente nos casos em que os vínculos ainda não foram rompidos, mas também atua reativamente tendo protagonismo no restabelecimento e no fortalecimento dos vínculos familiares.
Fruto da fusão entre as extintas Escola de Filhos e Escola de Família, o novo programa CreSer, gerido pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), surge para assistir integralmente os adolescentes e demais personagens que compõem seu ambiente familiar. Nesta semana, o programa realizou os primeiros encontros dos grupos de famílias para apresentar a nova proposta, que tem por objetivo favorecer o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, o protagonismo e a garantia de direitos, através de ações de orientação, apoio e acompanhamento aos jovens e suas famílias, tanto no âmbito individual, quanto no coletivo.
O programa tem como público-alvo adolescentes e suas famílias, prioritariamente oriundos de Acolhimento Institucional e responsáveis por adolescentes em situação de conflitos familiares e violação de diretos, encaminhados pela rede de proteção e garantia de diretos do município.
De acordo com a presidente da FMIJ, Suellen André de Souza, o CreSer trabalha preventivamente nos casos em que os vínculos ainda não foram rompidos, mas também atua reativamente tendo protagonismo no restabelecimento e no fortalecimento dos vínculos familiares. “Trabalhamos para evitar o encaminhamento aos Acolhimentos Institucionais e, uma vez acolhidos, trabalhamos para fortalecer os vínculos com as famílias, permitindo que o assistido retorne ao seu lar da melhor maneira possível, evitando assim novos acolhimentos”, disse Suellen.
A coordenadora do CreSer, Michelly Mota, explicou que a fusão entre os dois programas garante um atendimento integral ao adolescente e sua família. “As atividades que antes eram desenvolvidas em paralelo, agora caminham juntas. Com isso, as equipes passam a desempenhar o papel de pensarem em consonância e de forma completa todas as questões, vislumbrando as perspectivas das óticas trabalhadas nos dois grupos: de adolescentes e de famílias”, explicou.
As equipes do CreSer se reúnem desde janeiro realizando busca ativa das famílias e adolescentes, estudo de casos com os acolhimentos e visitas domiciliares. Nesta semana, iniciaram os encontros com os dois grupos de família, que se reunirão a cada 15 dias. A partir do próximo dia 2, as atividades passam a acontecer também com os três grupos de adolescentes, que estarão juntos semanalmente. A meta do programa é assistir 75 adolescentes e 100 responsáveis.
Michelly adiantou que existe a ideia de, no futuro, assistir também crianças, com foco na prevenção. “Essa proposta foi pensada no intuito de trabalhar a saúde social e emocional das crianças. Até os 10 ou 11anos é mais fácil conseguir o restabelecimento ou fortalecimento dos vínculos familiares. Por isso a importância do trabalho preventivo nesta faixa etária”, avaliou.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda