Notícia no detalhe
CreSer garante atendimento integral aos adolescentes e às famílias
Programa trabalha preventivamente nos casos em que os vínculos ainda não foram rompidos, mas também atua reativamente tendo protagonismo no restabelecimento e no fortalecimento dos vínculos familiares.
Fruto da fusão entre as extintas Escola de Filhos e Escola de Família, o novo programa CreSer, gerido pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), surge para assistir integralmente os adolescentes e demais personagens que compõem seu ambiente familiar. Nesta semana, o programa realizou os primeiros encontros dos grupos de famílias para apresentar a nova proposta, que tem por objetivo favorecer o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, o protagonismo e a garantia de direitos, através de ações de orientação, apoio e acompanhamento aos jovens e suas famílias, tanto no âmbito individual, quanto no coletivo.
O programa tem como público-alvo adolescentes e suas famílias, prioritariamente oriundos de Acolhimento Institucional e responsáveis por adolescentes em situação de conflitos familiares e violação de diretos, encaminhados pela rede de proteção e garantia de diretos do município.
De acordo com a presidente da FMIJ, Suellen André de Souza, o CreSer trabalha preventivamente nos casos em que os vínculos ainda não foram rompidos, mas também atua reativamente tendo protagonismo no restabelecimento e no fortalecimento dos vínculos familiares. “Trabalhamos para evitar o encaminhamento aos Acolhimentos Institucionais e, uma vez acolhidos, trabalhamos para fortalecer os vínculos com as famílias, permitindo que o assistido retorne ao seu lar da melhor maneira possível, evitando assim novos acolhimentos”, disse Suellen.
A coordenadora do CreSer, Michelly Mota, explicou que a fusão entre os dois programas garante um atendimento integral ao adolescente e sua família. “As atividades que antes eram desenvolvidas em paralelo, agora caminham juntas. Com isso, as equipes passam a desempenhar o papel de pensarem em consonância e de forma completa todas as questões, vislumbrando as perspectivas das óticas trabalhadas nos dois grupos: de adolescentes e de famílias”, explicou.
As equipes do CreSer se reúnem desde janeiro realizando busca ativa das famílias e adolescentes, estudo de casos com os acolhimentos e visitas domiciliares. Nesta semana, iniciaram os encontros com os dois grupos de família, que se reunirão a cada 15 dias. A partir do próximo dia 2, as atividades passam a acontecer também com os três grupos de adolescentes, que estarão juntos semanalmente. A meta do programa é assistir 75 adolescentes e 100 responsáveis.
Michelly adiantou que existe a ideia de, no futuro, assistir também crianças, com foco na prevenção. “Essa proposta foi pensada no intuito de trabalhar a saúde social e emocional das crianças. Até os 10 ou 11anos é mais fácil conseguir o restabelecimento ou fortalecimento dos vínculos familiares. Por isso a importância do trabalho preventivo nesta faixa etária”, avaliou.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/09/2025 09:34:45 Próxima edição do Morar com Saúde acontece neste sábado, no Esplanada
- 16/09/2025 09:15:00 GCM inicia curso de capacitação para o Grupamento de Ronda Escolar
- 16/09/2025 08:45:17 Social + Perto especial terá atendimentos na Praça do Santíssimo Salvador na quarta
- 16/09/2025 08:39:07 Uenf promove seleção de estagiários para atuar no Arquivo Público Municipal
- 16/09/2025 07:23:56 Prefeito entrega nova UBSF de Ponta Grossa e anuncia praça local
Próxima edição do Morar com Saúde acontece neste sábado, no Esplanada
1609 09h15GCM inicia curso de capacitação para o Grupamento de Ronda Escolar
1609 08h45Social + Perto especial terá atendimentos na Praça do Santíssimo Salvador na quarta
1609 08h39Uenf promove seleção de estagiários para atuar no Arquivo Público Municipal
1609 07h23Prefeito entrega nova UBSF de Ponta Grossa e anuncia praça local
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles