Notícia no detalhe
Campos é destaque no BPC na Escola
Campos foi escolhido pelo governo federal para figurar em catálogo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) como um dos 20 municípios brasileiros que se sobressaíram na implementação de estratégias para a execução do Benefício da Prestação Continuada – BPC na Escola. O programa visa a facilitar o acesso ao ensino regular e garantir a permanência na escola de pessoas com deficiência, com idade até 18 anos, beneficiárias do BPC.
O "Catálogo das Experiências Municipais do Programa BPC na Escola" será publicado pelo Departamento de Benefícios Assistenciais do MDS e divulgará as ações intersetoriais desenvolvidas pelos municípios na promoção da educação inclusiva, acessibilidade e direitos da pessoa com deficiência. Em Campos, o programa envolve os trabalhos das Secretarias de Família e Assistência Social, Saúde e Educação.
O BPC na Escola, que tem, entre os critérios, freqüência escolar dentro do exigido e o cumprimento do calendário vacinal, é um módulo do Benefício da Prestação Continuada – BPC, programa federal executado pelo município, que garante a transferência de renda mensal de um salário mínimo a idosos e pessoas com deficiência que comprovam renda per capita familiar inferior a ¼ do salário mínimo.
Em Campos, a Secretaria de Família e Assistência Social tem a gestão do BPC, com a inclusão de pessoas sendo feita regularmente, através de técnicos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Mas o trabalho é desenvolvido intersetorialmente com outras secretarias, além das que trabalham com o BPC na Escola, como Justiça e Assistência Judiciária, Trabalho e Renda, Obras e Urbanismo, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Fundação Municipal de Esportes. O trabalho prevê o encaminhamento de pessoas com deficiência para atendimento em toda a rede assistencial.
- Também através de entrevistas e acompanhamento das famílias pelos técnicos dos Cras, tem sido levantada toda a demanda para a inclusão desse público na rede de ensino e implantação de medidas de acessibilidade no município - frisa o secretário de Família e Assistência Social, Henrique Oliveira.
O Benefício da Prestação Continuada foi tema de plenária do Conselho Municipal de Assistência Social na última semana. Participaram do evento, o técnico do Ministério do Desenvolvimento Social, Wallace Dias, e profissionais da área da Assistência. No encontro, ficou definida a realização de um grande evento, em Campos, para a divulgação do programa. O evento marcará o dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que acontece no dia 3 de dezembro.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore