Notícia no detalhe
CCZ intensifica ações de combate ao Aedes aegypti
Com base nos novos dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), o cronograma do CCZ elaborado para março tem ainda ações integradas com Limpeza Pública e Desenvolvimento Ambiental
Dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde e divulgado nesta terça-feira (06), apontam crescimento de 3.2 para 3.6 no índice de focos encontrados no município de Campos. Mesmo que mínimo, o acréscimo leva a Vigilância Epidemiológica a pedir mais apoio da população às equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Nesta quinta-feira (08), será iniciado um mutirão de ações que reunirá, além de agentes do CCZ, funcionários da secretaria de Desenvolvimento Ambiental e da superintendência de Limpeza Pública.
— Apesar do aumento no LIRAa não registramos crescimento da demanda no Centro de Referência da Dengue e mantemos números muito baixos de casos de dengue, zika e chikungunya — disse a diretora da Vigilância Epidemiológica, Andreya Moreira.
O diretor do CCZ, Marcelo Sales, pede a colaboração da população para que mantenha os cuidados, principalmente, neste período de chuvas, quando a incidência do mosquito transmissor é maior.
— As ações dos agentes de endemias, aliadas à colaboração da população, são as principais formas de combate às doenças causadas pelo mosquito. Entre ações que podemos citar, as principais são auxiliar o trabalho dos agentes do CCZ e não jogar lixo nas ruas e em terrenos baldios. Pedimos a conscientização de todos e ressaltamos que as ações serão intensificadas já nesta semana — ressaltou.
A partir desta quinta-feira (8), as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em alguns bairros da cidade serão integradas entre o CCZ, a secretaria de Desenvolvimento Ambiental e a superintendência de Limpeza Pública. O mutirão começa em Guarus. Paralelo a isso, outras equipes do CCZ mantêm as atividades em outros locais.
Confira abaixo o cronograma traçado para as próximas semanas após reunião com representantes das pastas nesta segunda-feira (05): 
Prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya demanda apenas 10 minutos por semana. Fique sempre atento em tampar as caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, manter a lixeira ou sacos de lixo bem fechados, tampar os ralos com telas ou mantê-los sempre vedados, manter baldes e vasos de plantas vazios sempre cobertos e de boca para baixo, entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 13:05:53 Saúde reforça chamamento para 2ª dose da vacina contra a dengue
- 24/11/2025 09:34:49 VI Festa do Queijo promete movimentar Espírito Santinho, nesta semana
- 24/11/2025 08:29:46 Turismo em alta: 1ª Caminhada Ecológica do Codemca Tour encanta participantes
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
Saúde reforça chamamento para 2ª dose da vacina contra a dengue
2411 09h34VI Festa do Queijo promete movimentar Espírito Santinho, nesta semana
2411 08h29Turismo em alta: 1ª Caminhada Ecológica do Codemca Tour encanta participantes
2311 11h52Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















