Notícia no detalhe
CCZ intensifica ações de combate ao Aedes aegypti
Com base nos novos dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), o cronograma do CCZ elaborado para março tem ainda ações integradas com Limpeza Pública e Desenvolvimento Ambiental
Dados do Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde e divulgado nesta terça-feira (06), apontam crescimento de 3.2 para 3.6 no índice de focos encontrados no município de Campos. Mesmo que mínimo, o acréscimo leva a Vigilância Epidemiológica a pedir mais apoio da população às equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Nesta quinta-feira (08), será iniciado um mutirão de ações que reunirá, além de agentes do CCZ, funcionários da secretaria de Desenvolvimento Ambiental e da superintendência de Limpeza Pública.
— Apesar do aumento no LIRAa não registramos crescimento da demanda no Centro de Referência da Dengue e mantemos números muito baixos de casos de dengue, zika e chikungunya — disse a diretora da Vigilância Epidemiológica, Andreya Moreira.
O diretor do CCZ, Marcelo Sales, pede a colaboração da população para que mantenha os cuidados, principalmente, neste período de chuvas, quando a incidência do mosquito transmissor é maior.
— As ações dos agentes de endemias, aliadas à colaboração da população, são as principais formas de combate às doenças causadas pelo mosquito. Entre ações que podemos citar, as principais são auxiliar o trabalho dos agentes do CCZ e não jogar lixo nas ruas e em terrenos baldios. Pedimos a conscientização de todos e ressaltamos que as ações serão intensificadas já nesta semana — ressaltou.
A partir desta quinta-feira (8), as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em alguns bairros da cidade serão integradas entre o CCZ, a secretaria de Desenvolvimento Ambiental e a superintendência de Limpeza Pública. O mutirão começa em Guarus. Paralelo a isso, outras equipes do CCZ mantêm as atividades em outros locais.
Confira abaixo o cronograma traçado para as próximas semanas após reunião com representantes das pastas nesta segunda-feira (05):
Prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya demanda apenas 10 minutos por semana. Fique sempre atento em tampar as caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, manter a lixeira ou sacos de lixo bem fechados, tampar os ralos com telas ou mantê-los sempre vedados, manter baldes e vasos de plantas vazios sempre cobertos e de boca para baixo, entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso