Notícia no detalhe
Lei do Plano Diretor com fortalecimento da participação popular
Publicação foi feita na edição do Diário Oficial desta terça-feira (6).
Através do decreto 065/2018, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (6), fica regulamentado os artigos 119 e 120 da Lei do Plano Diretor, que institui o Orçamento Municipal Participativo, que estabelece diretrizes e outras providências. O objetivo dos artigos é incentivar e fortalecer a participação da sociedade civil na gestão orçamentária do município. Segundo o superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso, a regulamentação é a consolidação do processo iniciado no ano passado, com o Plano de Metas do quadriênio 2017-2020 e o Plano Plurianual (PPA).
— Essa regulamentação visa fomentar a participação da sociedade na discussão do orçamento municipal e das políticas de desenvolvimento. Isso pode incluir a forma presencial, como fizemos em 2017, ou no modelo on-line, por exemplo. Essa é a segunda regulamentação encaminhada pela Superintendência de Planejamento. Em outubro do ano passado, foi publicado a criação do sistema municipal de planejamento e gestão urbana — disse Marcel Cardoso.
Baseada no decreto publicado nesta terça-feira, estão programadas três ações. A primeira, a ser realizada até abril, será a lei de diretrizes orçamentaria, seguida da revisão do plano diretor e da próxima lei orçamentária anual. "Em 2018, realizamos 21 audiências públicas distritais do PPA e 10 do Plano de Metas. Nos encontros, contamos com a participação de entidades e sociedade civil organizada, além de público em geral. Essa é uma forma de ter uma discussão aberta sobre as ações da Prefeitura", completa Marcel.
O subsecretário adjunto de Planejamento e Orçamento, Fernando Antonio, ressaltou a importância da participação da população nessa discussão. "A regulamentação do Orçamento Participativo em nosso município é mais um grande passo para o legado que pretendemos deixar para a população campista no que tange a transparência governamental, participação e controle social. Em breve, iniciaremos um trabalho multidisciplinar envolvendo os três setores da sociedade para estabelecer o Programa do Orçamento Participativo (POP), buscando encontrar a melhor forma de torná-lo mais dinâmico e producente, contribuindo efetivamente para a elaboração das peças orçamentárias que apresentaremos este ano na Câmara, em destaque a LDO em Abril e a LOA em agosto", avalia Fernando Antonio.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 13:05:53 Saúde reforça chamamento para 2ª dose da vacina contra a dengue
- 24/11/2025 09:34:49 VI Festa do Queijo promete movimentar Espírito Santinho, nesta semana
- 24/11/2025 08:29:46 Turismo em alta: 1ª Caminhada Ecológica do Codemca Tour encanta participantes
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
Saúde reforça chamamento para 2ª dose da vacina contra a dengue
2411 09h34VI Festa do Queijo promete movimentar Espírito Santinho, nesta semana
2411 08h29Turismo em alta: 1ª Caminhada Ecológica do Codemca Tour encanta participantes
2311 11h52Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















