Notícia no detalhe
Pré-Enem Social: nota em redação acima da média nacional
Curso ofertado pela Supir superou expectativas e ajudou alunos a alcançarem melhores notas no Enem. Sessenta por cento dos candidatos foram aprovados em alguma instituição de ensino superior ou concurso
O Curso Pré-Enem Social da Superintendência de Igualdade Racial (Supir) da Prefeitura de Campos adotou, no último ano, o formato intensivo e fez a diferença na vida de muitos estudantes com carência socioeconômica. Através do trabalho de 12 professores voluntários, foram disponibilizadas 60 vagas para jovens e adultos que haviam concluído o Ensino Médio ou que estavam no último ano. Os resultados nas seletivas mostraram a mudança que o ensino proporcionou à vida dos alunos.
As parcerias conquistadas para o curso garantiram a oferta de vagas e o resultado superou as expectativas. Na redação, as notas tiveram média de 600 pontos, quando a média nacional foi de 558. O critério de seleção dos estudantes, no Pré-Enem Social, foi baseado em comprovação de carência socioeconômica e etnia.
— Do total de concluintes, aproximadamente 60% dos alunos foram aprovados em alguma instituição de ensino superior ou concurso. A chave para a eficiência foi o trabalho coletivo, onde nós, com transparência e compromisso, atingimos um ótimo resultado — disse a superintendente, Lucia Talabi.
O tema da redação de 2017 do Enem surpreendeu com a proposta de dissertar sobre “Desafios para a formação Educacional de Surdos no Brasil”. Ainda assim, o resultado dos alunos da Supir chegou a níveis de excelência, como é o caso de Artur Rosa, de 21 anos, que teve nota 900, sendo 1000 a nota máxima.
— O Pré-Enem Social teve grande influência na minha vida. Estudei em escola pública por toda minha vida, sou muito grato por isso, mas não criei uma base de conhecimento forte o suficiente para o Enem. Então o curso da Supir aumentou muita minha confiança e expandiu meu olhar para o mundo — disse Artur.
Para as aulas, todos os alunos receberam material de estudo preparado pela própria equipe e sem custos para os estudantes, como relatou o Diretor de Projetos, Diogo Lima. “Os alunos receberam o material das aulas, que foram preparadas pelos próprios professores e também contaram com o apoio técnico e operacional da Supir, como inspetor de alunos e pedagogo”, disse.
No Sistema de Seleção Unificada (SiSU), alunos foram aprovados para instituições públicas como a Uenf. Aqueles que optaram por cursos técnicos também tiveram aprovação em grandes instituições, como Isepam. A estudante Mônica Rangel conseguiu aprovação no curso técnico de Secretariado após dez anos de estudo.
— Fui aprovada no Processo Seletivo para técnico em Secretariado no Isepam. Estudo para concursos há dez anos e o Pré-Enem Social me ajudou muito. Minha dificuldade maior é em português e consegui um bom resultado na prova que fiz. Os professores são ótimos e fizeram a diferença para os meus estudos — ressaltou Mônica.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/09/2025 09:34:45 Próxima edição do Morar com Saúde acontece neste sábado, no Esplanada
- 16/09/2025 09:15:00 GCM inicia curso de capacitação para o Grupamento de Ronda Escolar
- 16/09/2025 08:45:17 Social + Perto especial terá atendimentos na Praça do Santíssimo Salvador na quarta
- 16/09/2025 08:39:07 Uenf promove seleção de estagiários para atuar no Arquivo Público Municipal
- 16/09/2025 07:23:56 Prefeito entrega nova UBSF de Ponta Grossa e anuncia praça local
Próxima edição do Morar com Saúde acontece neste sábado, no Esplanada
1609 09h15GCM inicia curso de capacitação para o Grupamento de Ronda Escolar
1609 08h45Social + Perto especial terá atendimentos na Praça do Santíssimo Salvador na quarta
1609 08h39Uenf promove seleção de estagiários para atuar no Arquivo Público Municipal
1609 07h23Prefeito entrega nova UBSF de Ponta Grossa e anuncia praça local
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles