Notícia no detalhe
Parceria com IFF levará qualificação para mulheres da Pesca
A oferta de qualificação para a Cooperativa de Mulheres Trabalhadoras da Pesca de Farol de São Thomé faz parte das ações do programa “Campos para Além dos Royalties”, realizado pela Prefeitura.
A Prefeitura Municipal de Campos e o Instituto Federal Fluminense (IFF) estão em diálogo para a consolidação da parceria de cooperação técnica que oferecerá qualificação profissional às integrantes da Cooperativa de Mulheres Trabalhadoras da Pesca de Farol de São Thomé. Durante reunião realizada nesta quarta-feira (28) com representantes da instituição de ensino, foi acordado que o curso oferecido será apenas o início da parceria dentro da Formação Inicial e Continuada (FIC).
O curso de capacitação tem a intenção de oferecer às Mulheres Trabalhadoras da Pesca um conjunto de saberes que aprimorem, aprofundem e atualizem conhecimentos referentes a sua área profissional. Dentro deste programa, novos cursos FIC poderão ser oferecidos e, com a conclusão do mínimo de cursos necessários dentro do “Itinerário de Formação”, será possível receber o certificado de formação técnica.
— A capacitação é essencial para o crescimento da cooperativa e é o pontapé inicial desta parceria que poderá atender plenamente as demandas por serviços de manuseio do pescado. Com a qualificação, a Cooperativa estará apta a expandir sua atuação no mercado, desenvolver produtos utilizando o peixe e o camarão, oferecendo a comercialização, eliminando até a figura do atravessador — comentou o superintendente adjunto de Pesca e Aquicultura, José Armando Barreto.
A conversação entre a prefeitura e o IFF começou em 2017 e os detalhes vem sendo acertados para a conclusão da parceria. O pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Vicente de Paulo, ressalta que é de interesse do IFF desenvolver este projeto junto à Prefeitura e iniciar o trabalho o quanto antes.
— Vamos começar com este curso direcionado à Cooperativa de Mulheres Trabalhadoras da Pesca e, depois, podemos oferecer novos cursos. A ideia de trabalhar com FICs é ótima para os trabalhadores porque eles não têm tempo e disponibilidade para iniciar um curso técnico, mas podem ter o certificado se reunirem uma quantidade de FICs dentro do Itinerário de Formação — disse Vicente.
A criação da Cooperativa foi oficializada em novembro de 2017 e faz parte das ações do programa “Campos para Além dos Royalties”. O superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso, ressalta a estratégia do governo de desenvolver as vocações do município.
— Essa parceria permite o fortalecimento de um setor importante do município, visando principalmente a inclusão produtiva destas mulheres para que possam ter novas formas de trabalho com garantias de seus direitos. Esta ação faz parte da estratégia do governo de trabalhar as vocações do município, permitindo a diminuição da dependência para com os royalties do petróleo — disse Marcel.
A diretora de Programas Sociais e Relações Empresariais, Juliana Vidigal, ressalta o valor da qualificação para as mulheres trabalhadoras. Dentro do programa de Formação Inicial e Continuada, as mulheres poderão fazer cursos de acordo com suas possibilidades e, posteriormente, receber um certificado técnico.
— Prepararemos o Itinerário de Formação, onde disponibilizaremos cursos com afinidades para que elas tenham a opção de requerer, posteriormente, um certificado de curso técnico. Isso é muito importante para o trabalhador e para a mulher, em especial. Além de conquistarem maior conhecimento e autonomia na área de atuação, ainda conquistam seu certificado de ensino — disse Juliana.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/11/2025 13:14:53 Casa de Cultura José Cândido de Carvalho realizará Sarau Cultural
- 26/11/2025 12:47:21 Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
- 26/11/2025 10:42:54 Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
- 26/11/2025 10:22:53 E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
- 26/11/2025 10:01:20 Prefeitura abre inscrições para Feira de Natal, voltada a fazedores de cultura
Casa de Cultura José Cândido de Carvalho realizará Sarau Cultural
2611 12h47Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
2611 10h42Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
2611 10h22E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
2611 10h01Prefeitura abre inscrições para Feira de Natal, voltada a fazedores de cultura
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















