Fundação da Infância abre inscrições para o SCFV
Somadas, são 260 vagas, das quais 150 ainda estão disponíveis. Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Desafio e Semeando a Arte promovem fortalecimento de vínculos familiares e a iniciação cultural
Estão abertas as inscrições para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Desafio e Semeando Arte, oferecidos pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). As atividades, voltadas para crianças e adolescentes na faixa etária entre 6 e 17 anos, são gratuitas e desenvolvidas ao longo do ano.
A única exigência para integrar o SCFV é estar referenciado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Interessados em matricular seus filhos devem procurar o CRAS mais próximo de sua casa. As famílias que já são referenciadas irão apenas atualizar os dados. As que ainda não são, deverão fazer o referenciamento. Sairão dos CRAS os encaminhamentos para a realização das matrículas dos SCFVs da FMIJ.
Ao todo serão oferecidas 80 vagas para o Semeando a Arte em 2018 – que atende o público de 13 a 17 anos: 26 delas já foram destinadas a renovações e quatro para situações de prioridade, restando 50 em aberto. Já para o Desafio – que atende crianças e adolescentes de 6 a 13 anos — serão oferecidas 180 vagas: 75 já destinadas a renovações e cinco reservadas para casos de prioridades, restando 100.
O SCFV Semeando Arte promove a iniciação cultural, tendo como foco teatro, dança, música e artes plásticas e ainda trabalha a socialização, a convivência, o resgate de suas culturas, além do sentimento de pertença e identidade. Já o Desafio visa ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, ancorado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de potencialidades e capacidades, através de oficinas de artes plásticas (desenho, pintura e outras formas), teatro/dramatização, dança/expressão corporal, musicalização, contação de histórias e estímulos a leituras e produções textuais.