Notícia no detalhe
Projovem: encontro discute novos critérios e metodologia
Os critérios de inserção e freqüência dos alunos e a metodologia de trabalhos a serem desenvolvidos pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens foram temas discutidos nesta quinta-feira (28), no Teatro Municipal Trianon, durante o I Encontro Regional do Projovem Adolescente. O técnico do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marco Antônio de Carvalho Natalino, ministrou as palestras “Processo de Acompanhamento do Sisjovem” e “Percurso Avaliativo IV do Traçado Metodológico e Protagonismo Juvenil”, esclarecendo dúvidas de profissionais de diversos municípios que atuam em coletivos do Projovem Adolescente.
No encontro, promovido pela Secretaria de Família e Assistência Social de Campos (SMFAS), o técnico apontou algumas exigências do MDS para o programa, como a implantação e o funcionamento regular do Sistema de Acompanhamento e Gestão do Projovem Adolescente (Sisjovem), para que não haja bloqueio de verbas federais.
- O técnico explicou as características do novo sistema, que permite o acompanhamento on-line das regras do Projovem Adolescente, fornecendo informações para a execução do programa socioeducativo aos gestores da assistência social. Pelo Sisjovem, o MDS e os gestores municipais e estaduais monitoram o andamento do programa, acessando dados, como novas inclusões e freqüência”, informou a chefe do Departamento de Proteção Social Básica da SMFAS, Cristiana Versiani, destacando que, em Campos, o Sisjovem já está sendo executado.
Natalino também apontou a necessidade de trabalho do Projovem Adolescente em parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “As famílias dos alunos do programa devem estar, necessariamente, referenciadas nos Cras, conforme a territorialidade de cada coletivo. O coletivo não precisa funcionar no Cras, mas o programa tem de ser acompanhado por técnicos do Centros, tanto que, agora, é exigência do MDS que, para demonstrar a freqüência, haja a assinatura dos alunos, dos orientadores sociais do programa e do técnico do Cras”, frisou.
- Em Campos, são 88 coletivos do Projovem Adolescente, quatro deles funcionado nos Cras da Penha e do Matadouro e os demais, em escolas”, disse a chefe de Divisão do programa da SMFAS, Regina Pacheco. Ela abriu o encontro, que contou também com a presença das coordenadoras estaduais do Proteção Social Básica e dos responsáveis pelo programa junto ao governo estadual, Anastácia Guimarães e Juana Oliveira, além de profissionais que atuam no Projovem Adolescente e nos Cras dos municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Quissamã, Carapebus, Bom Jardim, Iguaba, entre outros.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/09/2025 10:33:27 Cerca de cinco mil pessoas devem participar do desfile cívico de Guarus no domingo
- 19/09/2025 10:31:54 Teatro de Bolso recebe exibição de dois filmes campistas, nesta sexta-feira
- 19/09/2025 10:15:22 Iluminação Pública segue com instalações de LED na região da Penha
- 19/09/2025 10:04:03 Guarda dá início a 4ª turma de capacitação do Grupamento de Proteção Social
- 19/09/2025 09:30:53 Ações de Campos para fomento à economia inspiram município de Porciúncula
Cerca de cinco mil pessoas devem participar do desfile cívico de Guarus no domingo
1909 10h31Teatro de Bolso recebe exibição de dois filmes campistas, nesta sexta-feira
1909 10h15Iluminação Pública segue com instalações de LED na região da Penha
1909 10h04Guarda dá início a 4ª turma de capacitação do Grupamento de Proteção Social
1909 09h30Ações de Campos para fomento à economia inspiram município de Porciúncula
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles