Notícia no detalhe
Criação de APLs é pauta de reunião no Palácio Guanabara
Planejamento e Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico debateram o tema com o Governo do Estado. Objetivo é criar ações para romper a dependência do município com os royalties do petróleo
O superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso, e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Sérgio, se reuniram nesta terça-feira (6) com o representante da Subsecretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Daniel Freitas, e com o coordenador das Empresas âncoras da Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, José Manoel Avelino. O encontro foi realizado no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e teve como pauta a parceria entre Município e Governo do Estado para ampliação do programa Arranjos Produtivos Locais – APLs.
— Desde o ano passado estamos trabalhando na questão da consolidação de Arranjos Produtivos Locais no município, além dos já identificados. Fizemos as definições e estivemos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico para estabelecer esta parceria. Em breve estaremos retornando com o Fundecam, a Codemca e com a Superintendência de Ciência e Tecnologia para desenharmos efetivamente este trabalho e esta parceria — informou Mário Sérgio.
Os Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação a aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Também podem ser chamados de sistema produtivo local ou cluster.
— Os APLs configuram um importante instrumento de desenvolvimento econômico local, uma vez que as empresas buscam o crescimento no mercado através de uma política de cooperação e diálogo, entre si e entre as entidades públicas e privadas. Desse modo, é possível aprimorar as técnicas de produção e competitividade, fortalecer as vocações do município e contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade, buscando romper a dependência do município com os royalties do petróleo — ressaltou Marcel.
Campos possui dois Arranjos Produtivos Locais identificados: o APL Móveis e Madeiras e o APL Cerâmica Vermelha, reconhecidos pelo Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, e que possuem várias instituições atuando em parceria com as entidades públicas e privadas. Uma das vantagens é facilitar o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de gestão empresarial, mercado, processo, produtos e linhas de financiamento, visando tanto o seu fortalecimento no mercado interno, quanto o seu acesso ao mercado externo.
— Estamos definindo junto à Prefeitura de Campos quais setores serão trabalhados nesta parceria para o desenvolvimento do município, que já é de suma importância para a economia do Estado, não só pelo seu tamanho como também por já possuir outros dois Arranjos Produtivos. Esta parceria visa o desenvolvimento das pequenas e médias empresas e a implementação de novos APLs, que devem estar relacionados principalmente aos ramos de alimentos, bebidas confecção e artesanato — disse Daniel Freitas.
Rodada e Encontro de Negócios
Durante a reunião ainda foi discutida a possibilidade da realização de uma Rodada e Encontro de Negócios no município de Campos, inserido no programa do Governo do Estado “Compras Rio”, que tem por objetivo incrementar o volume de compras de produtos e serviços oferecidos no Estado do Rio de Janeiro. “O objetivo da Rodada de Negócios é aproximar fornecedores e compradores com objetivo de ampliar o crescimento do mercado de negócios e a oferta de postos de trabalho”, completou Daniel Freitas.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/07/2025 09:17:55 Agronegócio no eixo estratégico para a economia campista
- 15/07/2025 09:12:17 Nove vans adaptadas atendem 200 alunos com necessidades educacionais especiais
- 15/07/2025 09:00:40 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres será nos dias 18 e 19
- 15/07/2025 08:42:31 Nova cobertura da área de ambulâncias marca avanço nas obras do Ferreira Machado
- 15/07/2025 08:31:21 Contemplados da Economia Criativa recebem bolsa de R$ 1.160 e Curso de Negócios
Agronegócio no eixo estratégico para a economia campista
1507 09h12Nove vans adaptadas atendem 200 alunos com necessidades educacionais especiais
1507 09h00Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres será nos dias 18 e 19
1507 08h42Nova cobertura da área de ambulâncias marca avanço nas obras do Ferreira Machado
1507 08h31Contemplados da Economia Criativa recebem bolsa de R$ 1.160 e Curso de Negócios
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
4Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda