Neste ano, o Programa Qualifica Jovem, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), passou por uma reformulação, objetivando ampliar a oferta de vagas e facilitar o acesso dos jovens aos Cursos Livres de Qualificação. A partir de março, as atividades, que até 2017 eram concentradas num único local, passarão a acontecer em cinco polos: no Centro, Travessão, Goitacazes, Eldorado e Farol de São Thomé, para o público com idade entre 18 e 29 anos.
A descentralização, segundo a presidente da FMIJ, Suellen André de Souza, foi estrategicamente pensada para assistir, prioritariamente, os jovens que moram nas áreas de maior vulnerabilidade e que sempre encontraram dificuldade, por diversos fatores, para buscar qualificação.
- Temos a missão de apresentar aos jovens de Campos, de forma igualitária, ferramentas capazes de promover mudanças em suas vidas. Com a oferta dos Cursos Livres de Qualificação em um único polo, conseguimos atender a centenas de jovens, mas notamos que a abrangência territorial era limitada. Quando descentralizamos, levamos os cursos até os jovens e não mais esperamos que eles venham até nós. Acreditamos que esta seja a forma mais eficaz de alcançar o nosso público, que tanto precisa de qualificação para se tornar competitivo no mercado de trabalho cada vez mais exigente - explicou Suellen.
O gerente de Qualificação Profissional da FMIJ, Paulo Marcos Nogueira, observou que com a territorialização dos cursos, o número de jovens assistidos aumentará mais de 100%.
- Realizamos mais de 500 atendimentos a jovens com idade entre 18 e 29 anos ao longo de todo ano de 2017. A expectativa é de que só no primeiro semestre deste ano consigamos assistir mais de 600 jovens nos cinco polos. Quando projetamos este número, não pensamos apenas em quantidade. Mas, sim, nas mudanças que podemos promover através da oportunidade oferecida a cada um deles - disse.
O Programa Qualifica Jovem - que também continuará funcionando na sede da Fundação, na Lapa, assistindo os adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos incompletos - oferecerá os seguintes cursos: Assistente em Recursos Humanos; Manicure, pedicure, depilação e design de sobrancelhas; Informática; Liderança e Gestão Empresarial; Assistente em Logística; Corte de cabelo masculino; e Montagem e manutenção de computadores.
Assim como a localização dos polos foi estrategicamente pensada para atender demandas sociais e minimizar situações de vulnerabilidade juvenil com a implementação da qualificação, os cursos oferecidos em cada uma das unidades foram escolhidos com base na análise do perfil dos jovens das respectivas regiões.
Em breve, a FMIJ divulgará os calendários com as datas em que as inscrições serão realizadas em cada um dos cinco polos.