Notícia no detalhe
Polo Demonstrativo de Aquoponia próximo de ser concluído
Projeto é uma parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Superintendência de Pesca e aquicultura recebeu, da empresa Corbion, doação de 10 containers do tipo IBC com 1.000m³ cada
A Superintendência municipal de Pesca e Aquicultura (SMPA) conclui nas próximas semanas, o “Polo Demonstrativo de Aquaponia”, nas dependências do campus Campos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que é parceira no projeto. A proposta é construir espaços para demonstração a escolas, creches e produtores rurais interessados em aderir ao projeto, que consiste na criação de peixes, aproveitando seus resíduos para a irrigação biofertilizada de hortas. Está prevista a construção de um segundo polo nas dependências da Pesagro-RJ.
— Acabamos de receber da companhia holandesa Corbion (antiga Sinteses), outra parceira, a doação de dez containers do tipo IBC (sigla em inglês para Recipiente para Mercadorias a Granel), com 1.000m³ cada. Com eles, vamos instalar no campus da UFRRJ, o primeiro polo demonstrativo. Com a instalação de mangueiras, bombas e bandejas para o cultivo das hortaliças, construiremos o sistema para demonstração a escolas, creches e produtores interessados no projeto — explica o superintendente adjunto de Pesca e Aquicultura, José Armando Barreto.
A Aquaponia é um dos destaques do projeto de incrementar a produção de peixes, que foi inserida como um dos programas do Planejamento Estratégico que desenvolvemos para o município. Duas das principais propostas são instalar os módulos em escolas, creches e acolhimentos do município e ajudar a diversificar as atividades do homem do campo, com foco na agricultura familiar.
— As parcerias são fundamentais para incrementação dos projetos. Na Superintendência de Planejamento, o superintendente Marcel Cardoso tem dado importante suporte. No transporte dos containers da Corbion, foi fundamental o apoio da Superintendência de Posturas, cedendo um caminhão. O trabalho integrado e harmônico gera eficiência. E a Corbion, colaboradora em mais este projeto, foi parceira na implantação da horta no projeto “PLANTAÍ”, na Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), onde serão instalados dois módulos para criação de peixes e cultivo biofertilizado — concluiu José Armando.
O sistema consiste em aproveitar os resíduos de peixes em cativeiro que, misturados à água, são bombeados do tanque para uma bandeja acima. Os resíduos possuem muita amônia, que é transformada em nitrato e nitrito por bactérias na argila expandida na parte superior. As hortaliças na bandeja absorvem os nutrientes da água que vaza e que em seguida é filtrada e jogada novamente ao tranque dos peixes, reiniciando o ciclo.
— Estamos buscando várias frentes para fomentar nossas vocações e hoje a aquicultura, a produção de peixes em tanques, associado a produção de espécies como hortaliças, permite ao município desenvolver um novo arranjo produtivo, gerando emprego e renda. A Superintendência de Pesca e Aquicultura vem apresentando várias alternativas e buscando parcerias para desenvolver projetos nessa área. Fomentando nossas vocações e buscando novas economias, estaremos diminuindo a dependência dos royalties do petróleo — conta o superintendente de Planejamento, Marcel Cardoso.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/11/2025 13:23:59 Retomada de voos para Campos é discutida no Ministério dos Portos e Aeroportos
- 26/11/2025 13:14:53 Casa de Cultura José Cândido de Carvalho realizará Sarau Cultural
- 26/11/2025 12:47:21 Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
- 26/11/2025 10:42:54 Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
- 26/11/2025 10:22:53 E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
Retomada de voos para Campos é discutida no Ministério dos Portos e Aeroportos
2611 13h14Casa de Cultura José Cândido de Carvalho realizará Sarau Cultural
2611 12h47Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
2611 10h42Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
2611 10h22E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















