Dose única de vacinação contra a febre amarela neste sábado
A vacinação, que começou às 9h, segue até as 15h em 12 polos de imunização. Diferente de outras cidades fluminenses e de outros estados, a aplicação será da dose única, que vale por toda a vida
O Dia D de vacinação contra febre amarela começou movimentado nos 12 postos de imunização, distribuídos em pontos estratégicos de Campos. O trabalho, que começou às 9h, segue até as 15h. A diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, ressalta que a dose da vacina é única e não será fracionada como em outras cidades fluminenses e de outros estados. Desde 2017, em Campos, mais de 260 mil pessoas foram imunizadas contra a doença.
Em Farol de São Thomé, a vacinação acontece na Unidade Básica de Saúde do Lagamar. O servidor público Marcos Valério, de 54 anos, morador de Baixa Grande, foi ao posto se imunizar. "Constantemente tenho estado em áreas de mata, a trabalho. Então, é muito importante essa prevenção", comentou.
Os polos de vacinação são: Centro de Saúde, na sede da Secretaria Municipal de Saúde; Centro de Saúde de Guarus; CRTCA I; CRTCA II; as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Penha, Farol (Lagamar); Morro do Coco e Tócos e as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de Travessão, Ururaí, Santo Eduardo e São José. Nos demais dias, a vacina pode ser tomada das 8h às 16h nos mesmos pontos.
— A Vigilância Epidemiológica de Campos segue todas as orientações do Ministério da Saúde em relação aos procedimentos adotados na prevenção à febre amarela. No ano passado, fomos a primeira cidade a adotar medidas diante dos casos registrados em regiões próximas ao município. Desde 2017, cerca de 260 mil pessoas foram imunizadas no município — disse Andréya.