Notícia no detalhe
Pré-matrícula da rede municipal termina nesta sexta-feira (12)
Até o momento, mais de cinco mil pessoas já procuraram as secretarias das unidades, que estão funcionando em período integral.
Termina nesta sexta-feira (12) o período de pré-matrícula da rede municipal de ensino. Os interessados em disputar vaga em uma das 239 unidades devem ir à escola ou creche pretendida com toda documentação necessária e com uma listagem de outras três instituições de ensino de preferência. Até o momento, mais de cinco mil pessoas já procuraram as secretarias das unidades, que estão funcionando em período integral, nesta semana, para a realização da pré-matrícula: das 8h às 17h pra escolas que atendem dois turnos e de 8h às 19h, nas escolas que funcionam em três turnos.
A efetivação da matrícula dos alocados será de 24 a 31 de janeiro. Até este mesmo período será divulgada a listagem dos encaminhamentos e transferências. O resultado de todo o processo será publicado na unidade escolar em que o candidato se inscreveu. As aulas terão início no dia 1º de fevereiro. Para este ano letivo a secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece) implementou um novo sistema de matrícula, que conta com maior número de informações dos estudantes e seus responsáveis, além de um sistema de enfileiramento, no qual os cadastros são ordenados por critérios sócio-econômicos. Os mesmos critérios serão utilizados para fim de desempate.
— Além da documentação, a lista das outras três unidades escolares de preferência é primordial, pois, caso uma das unidades escolhidas não possa atender, o aluno será alocado em outra da lista ou na mais próxima. Os critérios utilizados visam priorizar àqueles que, diante de uma perspectiva de justiça social e política pública de qualidade, realmente precisam da vaga na rede municipal — destaca a gerente de Matrícula da Smece, Tereza de Cássia Daibes Glória
A portaria nº 22/2017 da Smece com as considerações, critérios e documentos necessários foi publicada no Diário Oficial do município em 06/10/2017 (AQUI) , entretanto, os prazos foram alterados, vigorando os fixados em publicações posteriores. Entre a documentação e informações exigidas para candidatos ao Ensino Fundamental estão: certidão de nascimento, CPF, RG do candidato e do responsável legal; informação a respeito da necessidade educativa especial, se houver, constante em laudo médico; rede de Ensino de origem; endereço completo e telefone; se o candidato possui irmão(s) em unidade da rede municipal, a qual deseja ingressar, discriminando-a; três opções de unidades escolares distintas.
Para se candidatar às vagas nas creches as informações e os documentos necessários são: Nome completo do candidato à vaga e do responsável legal; Número do CPF do candidato à vaga; Número de Identificação Social no Cartão Cidadão (NIS); Dados constantes na Certidão de Nascimento e no comprovante de residência; Número do Cartão Nacional de Saúde (CNS - Cartão do SUS); Registro Sanguíneo; Número de telefone fixo e/ou móvel; Indicação de até três opções de creches;
Economia - A reorganização do sistema de matrículas e gerência escolar foi uma conquista da Educação. A Smece passou a realizar com equipe própria, o trabalho que antes era feito por uma empresa e gerava despesa mensal de R$ 300 mil. A secretaria concluiu que o sistema anterior não atendia de forma plena e desenvolveu, por conta própria, um trabalho técnico para organizar as ações da secretaria.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/10/2025 17:14:37 Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
- 07/10/2025 17:08:30 Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
- 07/10/2025 16:40:47 Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
- 07/10/2025 15:46:27 Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
- 07/10/2025 15:03:22 Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
0710 17h08Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
0710 16h40Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
0710 15h46Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
0710 15h03Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município