Notícia no detalhe
Cavalhada de Santo Amaro será realizada na próxima segunda
Dentro da programação do padroeiro da Baixada Campista, evento tem quase 300 anos de tradição em Campos.
Com quase 300 anos de tradição, a Cavalhada de Santo Amaro acontece na próxima segunda-feira (15), dia do padroeiro da Baixada Campista, a partir das 15h. Ano após ano, doze cavalheiros vestidos de azul se posicionam em confronto a doze cavalheiros de vermelho e revivem uma batalha por território. A tradição que chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses continua viva em Campos, uma das únicas cidades do país em que a celebração resiste.
A primeira Cavalhada de Campos aconteceu em 1730, no Solar do Colégio, como relatou Alberto Lamego no livro “Terra Goitacá”. Com 288 anos, a tradição é transmitida pelas gerações. A dramatização da batalha é referência à reconquista de território na península Ibérica pelos cristãos — vestidos de azul — após 800 anos de dominação moura — representados pelas vestes vermelhas . Para os campistas, a Cavalhada faz referências mais íntimas e reforça a história afetiva de cada um junto ao distrito de Santo Amaro. Esse é o caso de Miguel Henriques de Carvalho que, desde a infância, assistia ao evento junto a seus pais.
— Sou filho daqui, de Santo Amaro. Desde criança assistia a Cavalhada junto a minha mãe e meu pai. Com 13 anos quis ser cavalheiro de Santo Amaro. Participei da encenação pela primeira vez naquele ano e continuo até hoje, com meus 69 anos de idade. A cada ano é um grande esforço manter esta celebração, mas também é o reforço de toda uma história e me sinto honrado de fazer parte dela — contou Miguel, que junto a mais quatro voluntários faz parte da comissão de organização da cavalhada.
A Festa de Santo Amaro continua na noite de domingo (14) com peregrinos que, tradicionalmente, saem do centro de Campos em direção ao distrito de Santo Amaro em uma caminhada de quase 40 quilômetros. Desde as 3h da madrugada são realizadas missas na igreja local para os devotos. A Cavalhada acontece durante a tarde e termina com os cavalheiros juntos na igreja. A festividade ainda conta com procissão às 18h30 e termina com o show do Padre Max Barreto, oferecido pela prefeitura de Campos, às 21h30.
Além do show, o poder público apoia o evento com suporte logístico, através da Superintendência de Entretenimento e Lazer, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Saúde, Superintendência de Postura, Limpeza Pública e Instituto Municipal de Trânsito e Transporte e (IMTT).
Programação Religiosa Festa de Santo Amaro
Dia 14/1 – 21h – Levantamento do mastro
Dia 15 – Dia de Santo Amaro
5h - Alvorada
3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 17 h – Missas
15h - Cavalhada
18h 30 – Procissão
21h - Show do Padre Max Barreto
Últimas Notícias adicionadas
- 05/03/2026 08:42:46 Obras da nova Clínica do Adulto entram na fase final
- 05/03/2026 08:37:23 Saúde Bucal participa de evento voltado para as crianças, neste sábado, na Uenf
- 05/03/2026 08:31:59 Formação cultural avança para nova etapa de estruturação em Campos
- 05/03/2026 08:26:36 Próxima edição do Morar com Saúde no dia 14 de março, no Parque Aldeia 2
- 04/03/2026 20:27:50 Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
Obras da nova Clínica do Adulto entram na fase final
0503 08h37Saúde Bucal participa de evento voltado para as crianças, neste sábado, na Uenf
0503 08h31Formação cultural avança para nova etapa de estruturação em Campos
0503 08h26Próxima edição do Morar com Saúde no dia 14 de março, no Parque Aldeia 2
0403 20h27Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça
5Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
6Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados





















