Notícia no detalhe
Direitos do Idoso e Saúde firmam parceria para qualificação
Programa Estratégia Saúde da Família vai auxiliar a superintendência na distribuição de 33 mil Cadernetas de Saúde do Idoso.
Nos últimos oito anos, o município de Campos, que possui cerca de 60 mil idosos em sua população, não utilizava a Caderneta de Saúde do Idoso no atendimento em unidades de saúde. Nesta quarta-feira (04), a superintendente dos Direitos do Idoso, Heloisa Landim, esteve reunida com a coordenadora do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), Micaela Albertini, para estabelecer uma parceria para a distribuição de 33 mil novas Cadernetas de Saúde do Idoso, e também, para uma capacitação voltada aos profissionais da Saúde que atuam nas Casas de Convivência do município.
Segundo Heloisa Landim, o treinamento faz parte do programa de qualificação permanente e continuada da superintendência. Membros do órgão já participaram de diversos cursos da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), que disponibiliza aos profissionais de saúde qualificação para atenção básica a saúde do idoso.
— Iniciamos a gestão com um déficit de oito anos neste serviço, sem cadernetas. Há exato um ano, encontramos 1,5 mil cadernetas no lixo, as outras 1,5 mil que estavam aqui, que distribuímos. Nós tentamos ampliar o número de cadernetas junto ao Mistério da Saúde, mas pelo fato das antigas gestões nunca terem enviado nenhum dado sobre os idosos, recebemos 33 mil. Para garantir um envelhecimento ativo e saudável como política pública, estaremos substituindo, paulatinamente, as antigas cadernetas por esta nova – explicou a superintendente Heloisa Landim, destacando que, em todos os projetos realizados pela superintendência em 2017, 159.333 mil atendimentos foram realizados.
Segundo a coordenadora do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), a caderneta é um instrumento de informação do idoso, onde constam dados sobre vacinação, saúde bucal, cardiologia, diabetes, então, todas as informações sobre a saúde condensada em um lugar só.
— Junto aos Direitos do Idoso, entendemos que essas cadernetas não deveriam ser apenas distribuídas nas Casas de Convivência ligadas à superintendência, e optamos por criar uma oficina para que todos os profissionais tenham as mesmas informações. A parceria é para a realização de oficinas voltada aos profissionais da Saúde que lidam diretamente com os idosos, para que as informações sejam preenchidas de forma correta na Caderneta do Idoso para que seja prestado um melhor serviço nos atendimento dessas pessoas. Em caso de emergência, o idoso poderá fornecer todas as informações sobre os remédios que utiliza e se possui alergia a algum medicamento, é uma identidade – afirmou.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















