Notícia no detalhe
Mais de 22 mil idosos em atividades culturais neste ano
O atendimento foi através de oficinas de violão, coral e artesanato; teatro; animação cultural e tardes dançantes nos equipamentos da Superintendência dos Direitos do Idoso.
A superintendência dos Direitos do Idoso, dentro do Projeto "Cultura e Envelhecimento", que tem como objetivo estimular a memória, cognição, linguagem e estímulo ao acesso às culturas, atendeu de janeiro a dezembro deste ano 22.764 idosos. O atendimento foi através de oficinas de violão, coral e artesanato; teatro; animação cultural e tardes dançantes realizadas em todas as Casas de Convivência.
Além dos atendimentos do projeto, várias comemorações foram realizadas durante o segundo semestre, como o Circuito Junino do Envelhecimento Ativo e o Baile da Terceira Idade, que representam resistências culturais, em que reuniram gerações entre filhos, netos e avós.
— O Circuito Junino, por exemplo, foi extremamente importante, pois quando os idosos eram jovens, essa época de festas juninas, os arraiás eram um acontecimento. Hoje em dia, é quase um ato de resistência cultural e a cultura é um direito inalienável do cidadão que envelhece.
O Circuito Junino teve parceria dos grupos Ascapen, Dirceu Lisboa, Waldo Pessanha, Lírios da Paz, com três dias de festa em todas as Casas de Convivência da superintendência. “Vi essa festa como uma grande conquista deles, pois apresentam suas danças, vendem seus artesanatos, cantam e encantam em uma demonstração inequívoca de cidadania e empoderamento” afirma Heloísa Landim.
O projeto inovador da superintendência foi a criação da Companhia de Teatro Trelelé, que tem o propósito com os idosos de serem os verdadeiros protagonistas de suas histórias, no qual realizam espetáculos de cultura popular durante o ano, como: “O Coronel e o Lobisomem”, reunindo público de 300 pessoas no Teatro de Bolso, em um só dia. Outra apresentação que atraiu um grande público foi o espetáculo “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é”, em comemoração ao Dia Nacional do Samba, no Boulevard Shopping.
Segundo a superintendente dos Direitos do Idoso, Heloisa Landim, a companhia de teatro Trelelé composta pelos próprios assistidos foi criada por esta gestão, voltando a atenção para a atuação com cognição e linguagens - corporal e oral, através da cultura.
— O projeto inovador faz parte da rede de proteção social para o envelhecimento saudável e ativo, tema da superintendência, que atende, atualmente, aproximadamente 25 mil idosos, no total de cinco casas, entre elas a Casa de Convivência de Dores de Macabu, que encontramos inativa há oito anos, o Centro Dia do Idoso, fechado há oito meses, além da Colônia de Férias do Farol, que também foi reaberta por este governo — conta a superintendente dos Direitos do Idoso, Heloísa Landim.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
- 22/11/2025 09:25:33 Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
2211 11h10Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
2211 09h25Meio Ambiente realiza manutenção das mudas do Via Verdes
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















