O prefeito Rafael Diniz destacou, nesta segunda-feira (18), a importância da mobilização junto ao governo federal em busca de recursos para o município. A afirmação ocorreu durante a visita do secretário Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde (MS), Rogério Luiz Abdalla. Ele veio a Campos à frente de comitiva de sua secretaria e da Câmara dos Deputados, para o início de um diagnóstico da saúde no município, após recente encontro do prefeito com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em Brasília.
— Durante muitos anos os gestores de Campos não procuraram esses contatos, se preocuparam apenas com os recursos dos royalties. Há quanto tempo não havia contato com o Ministério da Saúde? Agora nós inauguramos uma nova era, nos mobilizando, procurando as autoridades, o acesso aos programas, aos recursos, como fizemos recentemente com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Ele entendeu que atender a Campos é atender a uma população de mais de 1 milhão de habitantes, uma vez que somos um município polo — destacou o prefeito.
Uma equipe da Secretaria Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde ficará por um mês em Campos para um diagnóstico da Saúde no município. “O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, está pessoalmente empenhado na questão da Saúde de Campos e dessa região como um todo e acreditamos que dará tudo certo. O problema de vocês é de custeio, devido à queda de arrecadação, e não de estrutura”, afirmou Abdalla, em entrevista após visita aos hospitais contratualizados de Campos.
O prefeito ressalta ainda que, desta visita, de imediato o município de Campos vai receber mais profissionais médicos. “E estamos pleiteando aumento no repasse do SUS aos hospitais contratualizados. Sem dúvidas estamos fortalecendo o atendimento básico em saúde na nossa cidade”.
O diretor do Hospital Plantadores de Cana — uma das quatro unidades contratualizadas da Prefeitura —, Frederico Paes, destacou a importância da visita do doutor Rogério Abdalla. "Espero que os hospitais que fazem parte da rede de apoio a prefeitura tenham o respaldo que também merecem ter. Estamos investindo e acreditando. Da mesma foram esperamos receber recursos para dar continuidade ao atendimento de alto padrão SUS que já estamos realizando", afirmou Frederico.