Equipes do CCZ em ação contra o Aedes aegypti no Centro
Os agentes percorreram 1.626 imóveis, eliminando cerca de 55 focos de larvas do mosquito, nos bairros Parque Presidente Juscelino, Parque Tamandaré e Pelinca, na área central.
Cerca de 130 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram nesta sexta-feira (15), um mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. As ações foram concentradas nos bairros Parque Presidente Juscelino, Parque Tamandaré e Pelinca, na área central. De acordo com o diretor interino do órgão, Marcelo Sales, os agentes percorreram 1.626 imóveis, eliminando cerca de 55 focos de larvas do mosquito.
— Ao decorrer do trabalho, além de detectar e eliminar focos, foram recolhidos inservíveis que, futuramente, poderiam vir a acumular água parada e alojar possíveis focos do mosquito. Vale ressaltar que em boa parte dos imóveis existentes nesta região não foi possível a realização da visita dos agentes, pois estavam fechados. É preciso que cada um faça a sua parte para a promoção da saúde de nossa população, seja limpando o quintal, não acumulando inservíveis para, desta forma, evitar qualquer situação que acumule água parada — explica o diretor interino.
As principais prevenções de proliferação do Aedes Aegypti e que demandam, apenas, 10 minutos, por semana, são: tampar as caixas dágua, manter as calhas sempre limpas, manter a lixeira ou sacos de lixo bem fechados, tampar os ralos com telas ou mantê-los sempre vedados, manter baldes e vasos de plantas sempre vazios, guardando-os em local coberto e de boca para baixo, entre outros.