Notícia no detalhe
Olimpíada de Matemática: desempenho histórico da rede municipal
No total, foram nove menções honrosas e uma medalha de bronze. Ao todo, mais de 18,2 milhões de alunos brasileiros participaram. Esta foi a primeira vez que o evento contou também com a participação das escolas privadas.
A rede municipal de ensino de Campos teve o melhor desempenho da sua história na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) este ano. No total, foram nove menções honrosas e uma medalha de bronze. Os vencedores participaram de premiação na tarde desta quarta-feira (13) na sede da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Disputaram a olimpíada 17 unidades de ensino da rede, com um total de 3.800 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Ao todo, mais de 18,2 milhões de alunos brasileiros, matriculados em 53.230 escolas, participaram da disputa. Esta foi a primeira vez que o evento contou também com colégios particulares. O objetivo da Olimpíada é estimular o estudo da matemática, através de questões de raciocínio lógico, descobrir talentos e promover a inclusão social. A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
— Temos que parabenizar não só os nossos alunos por esta conquista como os nossos professores, que se dedicam e são grandes incentivadores. Que em 2018 tenhamos mais vitórias para nossa educação — destaca Luciana Eccard, secretária de Educação.
O subsecretário pedagógico, Rafael Damasceno, complementou frisando que, como a Matemática é uma disciplina que provoca resistência em parte dos estudantes, o papel destes professores é primordial no estímulo ao interesse pelo aprendizado. “Queria parabenizar também a nossa coordenação de Matemática, que este ano realizou a 1a Olimpíada Municipal da disciplina, iniciativa que aproxima mais os estudantes do formato da competição e ajuda a formar campeões”, pontua.
Em Campos, somente dois alunos do ensino fundamental foram medalhistas na competição, ambos receberam o bronze, sendo o outro estudante da rede particular. Fato que torna a conquista de Luis Fernando Barreto da Silva, aluno do 8º ano da E.M. Carlos Chagas, em Brejo Grande, ainda mais relevante para ele. “Esta foi a primeira vez que participei. Conseguir a medalha foi uma surpresa, ainda mais sabendo que competi com tantos estudantes no Brasil inteiro e que fui um dos únicos da cidade. Sempre quis participar e este ano tive a oportunidade. Gosto de matemática e a olimpíada é um incentivo. Agora é estudar mais para no ano que vem conseguir mais uma medalha, quem sabe de ouro”, antecipa, agradecendo a professora-incentivadora Daniele Oliveira.
Além do certificado e medalha, Luis Fernando ganhará uma bolsa de estudos do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) e o direito de participar do programa que propicia ao aluno premiado entrar em contato com questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Os alunos do PIC participam de encontros presenciais no polo regional (que em Campos é o Instituto Federal Fluminense- IFF) e têm acesso a um fórum virtual, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas.
A coordenadora de Matemática da Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Fernanda de Freitas, acredita que o resultado positivo obtido este ano servirá de motivação para os demais alunos da rede em 2018. “ Nosso objetivo em incentivar a participação na olimpíada é estimular e promover o estudo da Matemática, através da competição, identificando jovens talentos. Esse reconhecimento é importante para que eles possam ver que estão fazendo a diferença no meio escolar.”,ressalta.
Receberam menção honrosa pelo bom desempenho na competição os estudantes:
Lucas Coutinho da Costa da Silva- E.M. Lulo Ferreira de Araújo
Luis Fernando Santos Cardeal- E.M. Profa. Eleonora Silva Viana Pinto
Pedro Henrique Gomes- E.M. Lulo Ferreira de Araújo
Pedro Lucas Ribeiro Arêas- E.M. Santa Maria
Daniel Jardim Monteiro- E.M. Santa Maria
Karla Adrianne Ribeiro Sampaio- E.M. Profa. Olga Linhares Correa
Larysse Gama de Oliveira- E.M. Eloy Ornelas
Luis Felipe Mathias de Almeida -E.M. Eloy Ornelas
Rebeca Reis Dias- E.M. Santa Maria
Últimas Notícias adicionadas
- 21/08/2025 18:34:17 Reunião e visita técnica ao Cepop definem ajustes para desfile de 7 de Setembro
- 21/08/2025 18:10:40 Prefeito em exercício promove reuniões de alinhamento de gestão
- 21/08/2025 17:50:03 Campos sedia Encontro Regional do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo
- 21/08/2025 17:00:18 Mateus Solano apresenta “O Figurante” sábado e domingo no Teatro Trianon
- 21/08/2025 16:21:09 FMIJ informa mudança de endereço de dois Conselhos Tutelares
Reunião e visita técnica ao Cepop definem ajustes para desfile de 7 de Setembro
2108 18h10Prefeito em exercício promove reuniões de alinhamento de gestão
2108 17h50Campos sedia Encontro Regional do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo
2108 17h00Mateus Solano apresenta “O Figurante” sábado e domingo no Teatro Trianon
2108 16h21FMIJ informa mudança de endereço de dois Conselhos Tutelares
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Prefeitura convoca mais 30 aprovados no concurso da Administração Direta
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia