Notícia no detalhe
Festival de Economia Solidária com vasta programação até sábado
Evento começa nesta quinta-feira (14), na Praça do Santíssimo Salvador e no Museu Histórico de Campos.
Tudo pronto para o início do 4º Festival de Economia Solidária, que começa na manhã desta quinta-feira (14), a partir de 8h, e termina na noite de sábado (16), com programação variada, em uma parceria dos grupos envolvidos com o poder público municipal, através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca). A proposta do evento, concentrado na Praça do Santíssimo Salvador e Museu Histórico Municipal, é mostrar o avanço no município das atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, a partir de grupos organizados sob a forma de autogestão.
— Construir parcerias com a Economia Solidária representa um grande avanço, por se tratar de um movimento legítimo e democrático. Além disso, é saber que nós, enquanto poder publico, estamos abertos ao diálogo de forma permanente com a população. Saber ouvir é demonstrar a vontade de construir políticas públicas que venham ao encontro dos anseios da população e, principalmente, trilhar uma caminhada pautada em um modelo de gestão compartilhada — destaca o presidente da CODEMCA, Vinícius Vieira.
Na Praça do Santíssimo Salvador, as atividades serão desenvolvidas em 20 tendas com representantes do poder público e dos segmentos produtivos envolvidos, com o Artesanato, a Agricultura Familiar, a Culinária, com destaque para os diversos tipos de doces e as cooperativas de reciclagem. Haverá ainda shows de variados gêneros.
— Todos os segmentos estarão representados. Nas barracas, teremos o rico e variado artesanato da nossa cidade, os famosos doces, dentre eles as compotas e o tradicional chuvisco; a comercialização de produtos da agricultura familiar e, na barraca da cooperativa de recicláveis Catasol, a troca de óleo de soja usado pela “eco-moeda social” — afirmou a secretária Executiva e coordenadora do Fórum de Economia Solidária, Simone Gonçalves.
O evento terá destaque também para as atividades no Museu Histórico, com o lançamento do Programa Aval Solidário, com créditos em condições especiais para a Economia Solidária, Palestra do Microcrédito, Plenária na sexta-feira (15) em comemoração ao Dia Nacional da Economia Solidária, além de diversas atrações musicais na praça, nos três dias.
— Consideramos fundamental a participação do poder público no apoio a esta importante forma de arranjo produtivo, que cresce em todo o país, em que as ações ocorrem de forma colaborativa, objetivando ao bem comum, em que o sucesso de um é o sucesso de todos. E a proposta é que o festival entre para o calendário oficial de eventos do município, divulgando e propagando esse conceito de economia — afirmou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Sérgio Cardoso.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
- 24/11/2025 15:20:51 Projeto de escola municipal disputa etapa regional do II Prêmio Magda Soares
- 24/11/2025 14:40:16 Aberto período de pré-matrícula para novos alunos na rede municipal de ensino
Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
2411 15h20Projeto de escola municipal disputa etapa regional do II Prêmio Magda Soares
2411 14h40Aberto período de pré-matrícula para novos alunos na rede municipal de ensino
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















