Notícia no detalhe
Festival de Economia Solidária com vasta programação até sábado
Evento começa nesta quinta-feira (14), na Praça do Santíssimo Salvador e no Museu Histórico de Campos.
Tudo pronto para o início do 4º Festival de Economia Solidária, que começa na manhã desta quinta-feira (14), a partir de 8h, e termina na noite de sábado (16), com programação variada, em uma parceria dos grupos envolvidos com o poder público municipal, através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca). A proposta do evento, concentrado na Praça do Santíssimo Salvador e Museu Histórico Municipal, é mostrar o avanço no município das atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, a partir de grupos organizados sob a forma de autogestão.
— Construir parcerias com a Economia Solidária representa um grande avanço, por se tratar de um movimento legítimo e democrático. Além disso, é saber que nós, enquanto poder publico, estamos abertos ao diálogo de forma permanente com a população. Saber ouvir é demonstrar a vontade de construir políticas públicas que venham ao encontro dos anseios da população e, principalmente, trilhar uma caminhada pautada em um modelo de gestão compartilhada — destaca o presidente da CODEMCA, Vinícius Vieira.
Na Praça do Santíssimo Salvador, as atividades serão desenvolvidas em 20 tendas com representantes do poder público e dos segmentos produtivos envolvidos, com o Artesanato, a Agricultura Familiar, a Culinária, com destaque para os diversos tipos de doces e as cooperativas de reciclagem. Haverá ainda shows de variados gêneros.
— Todos os segmentos estarão representados. Nas barracas, teremos o rico e variado artesanato da nossa cidade, os famosos doces, dentre eles as compotas e o tradicional chuvisco; a comercialização de produtos da agricultura familiar e, na barraca da cooperativa de recicláveis Catasol, a troca de óleo de soja usado pela “eco-moeda social” — afirmou a secretária Executiva e coordenadora do Fórum de Economia Solidária, Simone Gonçalves.
O evento terá destaque também para as atividades no Museu Histórico, com o lançamento do Programa Aval Solidário, com créditos em condições especiais para a Economia Solidária, Palestra do Microcrédito, Plenária na sexta-feira (15) em comemoração ao Dia Nacional da Economia Solidária, além de diversas atrações musicais na praça, nos três dias.
— Consideramos fundamental a participação do poder público no apoio a esta importante forma de arranjo produtivo, que cresce em todo o país, em que as ações ocorrem de forma colaborativa, objetivando ao bem comum, em que o sucesso de um é o sucesso de todos. E a proposta é que o festival entre para o calendário oficial de eventos do município, divulgando e propagando esse conceito de economia — afirmou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Sérgio Cardoso.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/08/2025 08:47:47 Diretora de Nutrição Escolar de Campos ministra palestra para merendeiras de SFI
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
Diretora de Nutrição Escolar de Campos ministra palestra para merendeiras de SFI
2708 19h06Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia