Notícia no detalhe
Campos representa o Brasil no evento“Ópera da Ciência Mundial”
Alunos da Escola municipal Cláudia Almeida Pinto Oliveira e da FMIJ participaram da apresentação nesta quarta-feira (13).
Campos representou o Brasil na manhã desta quarta-feira (13) no projeto “Ópera da Ciência Mundial” (Skylight – A Global Science Opera). Alunos da Escola municipal Cláudia Almeida Pinto Oliveira (Farol) foram transmitidos ao vivo, para todo o mundo, diretamente da Câmara Municipal, enquanto cantavam a composição em inglês “Mother’s Heart”, feita exclusivamente para o evento. A Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) também representou o país no projeto internacional. A gravação da canção “Moon Village”, composta por profissionais da instituição e executada por um coral composto por mais de 50 crianças e adolescentes de diversos programas, também exclusivamente para a Ópera, foi exibida durante o evento.
— O projeto promove integração interdisciplinar, envolvendo arte e ciência, assim como entre culturas diferentes do mundo todo, pois são estudantes de vários países apresentando trabalhos ao vivo, pela internet. Para eles é uma experiência fantástica, pois a cada hora um país entra no ar para todos os outros assistirem — explica Marcelo de Oliveira, coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls e do projeto Escolinha de Astronautas, desenvolvido na FMIJ. Ele também é o maior incentivador da Global Science Ópera em Campos.
O evento reúne representantes de mais de 30 países realizando atividades culturais e performances artísticas que tenham a ciência como tema. O coral científico da Escola Cláudia Almeida é formado por 35 alunos, do 6º ao 9º ano, 28 participaram do evento. A letra foi composta por eles, com supervisão da professora Andrezza Coelho, e musicada por graduandos da licenciatura em música do Instituto Federal Fluminense (IFF).
— Esta é a terceira vez que participamos. Para eles tem sido um grande estímulo não só ao aprendizado da língua inglesa, como ao estudo, de maneira geral. Desde que começamos os alunos se tornaram muito mais dedicados e os que tinham problemas comportamentais melhoraram — destaca a professora Andrezza de Souza Coelho.
Já a FMIJ participou pela primeira vez do projeto. Uma funcionária da instituição, que também é professora de inglês, compôs a letra e os instrutores de música da Guarda Mirim e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Semeando Arte compuseram a melodia. Uma dupla de voluntários treinou a letra, em inglês, com os adolescentes durante pouco mais de um mês e, em outubro, diversos outros voluntários se envolveram no processo de gravação do vídeo, que aconteceu na sede da Fundação, na Lapa.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
- 24/11/2025 15:20:51 Projeto de escola municipal disputa etapa regional do II Prêmio Magda Soares
- 24/11/2025 14:40:16 Aberto período de pré-matrícula para novos alunos na rede municipal de ensino
Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
2411 15h20Projeto de escola municipal disputa etapa regional do II Prêmio Magda Soares
2411 14h40Aberto período de pré-matrícula para novos alunos na rede municipal de ensino
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















