Notícia no detalhe
Prefeitura vai expandir coleta de resíduos sólidos até novembro
A prefeitura vai sair na frente na aplicação da Lei da Política Nacional de Resíduos, sancionada recentemente pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Uma nova sistemática na coleta e uma nova usina de reciclagem entram neste novo cenário. A nova lei determina que o poder público, a sociedade civil organizada e as empresas são compulsoriamente obrigadas a adotar providências para expansão ou implantação da coleta seletiva do lixo nas cidades e áreas industriais. Para cumprir a norma, a secretaria de Serviços Públicos de Campos já planeja, em conjunto com a empresa concessionária dos serviços de limpeza pública, a Vital Engenharia, uma grande alteração na coleta de lixo de todo município, sendo a primeira cidade do estado do Rio a implementar a nova política de gestão de resíduos sólidos.
O secretário Zacarias Albuquerque informa que o planejamento, de acordo com as diretrizes dadas pelo prefeito Nelson Nahim, deve levar em conta a necessidade de inserir todos os bairros e distritos no programa de coleta seletiva. Ele ressalta que já vem fazendo reuniões com dirigentes de empresas geradoras de resíduos sólidos, como madeireiras, fábricas, transportadoras e outras, no sentido de despertar a responsabilidade de todos para a nova política de gestão de resíduos sólidos.
"O trabalho de recolhimento dos resíduos sólidos é importante para melhorar as condições do meio ambiente, e devemos levar em conta que todos nós, empresas, escolas, hospitais, comércio, estamos inseridos no meio ambiente. Para agilizar a coleta e otimizar a coleta de resíduos sólidos, como aparas de madeira, restos de papelão, plásticos, peças metálicas, etc, vamos fazer a coleta com caminhões compactadores, do mesmo tipo de veículos que atualmente recolhem o lixo doméstico", explica o secretário.
Zacarias destaca que para implantar o novo sistema de coleta em Campos, será adotado um programa que configura experiência positiva nas cidades paulistas de médio porte, no caso Campinas e Paulínia, bem como na cidade paranaense de Londrina (PR), também com porte e densidade demográfica semelhante a Campos.
O trabalho de triagem e destinação dos resíduos reaproveitáveis vão ser feitos na Usina de Reciclagem, que será inaugurada no Distrito Industrial de Guarus. “Estamos com carta branca do prefeito para dinamizar o novo serviço e o entendimento com a Vital Engenharia avança para que, até novembro, Campos já possa dar este passo na qualidade de um serviço público que já é diferenciado, pois Campos já figura como uma das mais limpas cidades do estado do Rio e, agora, será referência nesta política de gestão de resíduos sólidos, com um amplo e bem elaborado sistema de coleta seletiva que contempla toda a cidade, proporcionando assim melhor qualidade de vida para seus munícipes”, concluiu o secretário.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore